
Governo reúne com ALEP. "Grande parte dos alojamentos locais não tem perfil para habitação"
Presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal considera que proprietários estão a ser "quase forçados" a transformar os seus AL em habitação.
Presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal considera que proprietários estão a ser "quase forçados" a transformar os seus AL em habitação.
Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal, explica a que se deve o aumento dos preços da habitação em entrevista.
O Turismo de Portugal regista um total de 67.076 unidades de alojamento local legalizadas no país. Governo admite que municípios imponham quotas e equaciona aumentar as exigências legais para os novos hostels.
Chama-se Lisbon Apartments e é, em números, a empresa que mais unidades de alojamento local explora na cidade de Lisboa. À semelhança do que acontece com a maioria das empresas na área, todos os seus imóveis são arrendados. O sector sublinha que estes casos são uma minoria no panorama global do alojamento local.
As alterações à lei, que obrigam a que se obtenha o número de registo para poder publicitar a oferta em plataformas como o Airbnb, estarão a estimular a legalização, refere o Público.
A questão relatada pelo DN leva a associação do sector a falar em "obstáculo à legalização" desta actividade. O último Orçamento do Estado deu uma alternativa de tributação ainda pouco atractiva.
Grande parte do turismo é europeu, mas os turistas americanos, brasileiros e chineses são importantes nos segmentos de luxo.