
Assista ao concerto exclusivo dos The Gift
A SÁBADO e a Flash! vão transmitir um concerto especial dos The Gift no próximo dia 5 de novembro, às 21h30. Este é “o presente” da Seguro Directo aos portugueses no seu 25.º aniversário.
A SÁBADO e a Flash! vão transmitir um concerto especial dos The Gift no próximo dia 5 de novembro, às 21h30. Este é “o presente” da Seguro Directo aos portugueses no seu 25.º aniversário.
Mário Campolargo, deputy diretor-geral informatics (DIGIT), considera que na área da administração pública Portugal compara bem com o que se passa a nível internacional e até é visto como um exemplo.
Há novos desafios que se tem de incorporar no modelo de liderança para a transformação digital para que esta fique com um toque muito mais humano", evidencia Pedro Afonso, CEO da Axians.
O Portugal Digital Awards vai entrar na quarta edição e para Gabriel Coimbra, diretor-geral da IDC Portugal, é "a maior iniciativa em que se pretende premiar os projetos de transformação digital e promover a mudança da nossa economia pelo digital".
"Os principais instrumentos do mundo digital são os "servidores de carbono"; isto é, nós humanos. E quando os lideres não comandam as tropas na frente de batalha, são meros chefes. E o mundo não é compatível com chefes", refere José Tribolet.
Os Portugal Digital Awards são uma iniciativa do Jornal de Negócios e da IDC, em parceria com a Axians e com o patrocínio da Outsystems que tem como objectivo distinguir e premiar projectos inovadores na área da transformação digital, implementados em organizações nacionais.
No desafio da transformação digital, as organizações têm de ter atenção que as pessoas estão no centro, alerta Pedro Afonso, CEO da Axians.
O estudo anual de benchmark elaborado pela IDC revela que 37% das organizações nacionais têm uma estratégia de transformação digital alinhada com a estratégia de negócio, enquanto nos Estados Unidos são 50% das empresas.
Os prémios Portugal Digital Awards destinam-se a reconhecer e a motivar as organizações no caminho da transformação digital, prevendo-se em 2020 que 30% da economia já esteja digitalizada.
No processo de transformação digital detectam-se vários tipos de movimentos. Existe a transformação organizacional e, cada vez mais, a digitalização está na qualidade dos serviços e dos produtos.
Os Prémios que distinguem os líderes empresariais e os melhores projectos de transformação digital regressam para a 3ª edição.
A plataforma GeoForest, lançada em Março deste ano, recolhe informações dos espaços florestais em tempo real, permitindo facilitar a gestão das florestas, incluindo o problema dos incêndios. O projecto conta com a colaboração de três municípios, mas o objectivo é alargar a rede de parceiros.
A aplicação EDP Re:dy, que permite monitorizar o consumo de energia a qualquer hora e a partir de qualquer lugar, começou a ser desenvolvida em 2010. Hoje, conta com 8 mil utilizadores.
O objectivo da app e-SEGURNET é simples: facilitar a participação e a comunicação de um sinistro automóvel às seguradoras.
A transformação digital de muitas empresas está decorrer de forma rápida. A IDC estima, por exemplo, que no próximo ano 50% dos grandes grupos industriais vai usar drones para gerirem os seus inventários e armazéns.
Um dos pontos visíveis da transformação digital é que as exigências dos clientes, com a evolução dos tempos, estão a levar as instituições a repensarem o negócio.