
Adultos portugueses com menos competências para a mudança do que a média da OCDE
O Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos avaliou 31 países da OCDE em literacia, a numeracia e a resolução de problemas.
O Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos avaliou 31 países da OCDE em literacia, a numeracia e a resolução de problemas.
Contudo, os salários têm vindo a recuperar poder de compra nos últimos meses, à medida que a inflação se moderou.
Em Portugal, de acordo com os dados da OCDE, o salário médio aumentou 7,4%, mas o vencimento real cresceu 1,8%, tendo em conta uma inflação de 5,5%.
Relatório "Education at a Glance 2022" divulgado esta segunda-feira, Portugal aumentou número de jovens até aos 34 anos com ensino secundário, mas ainda fica aquém da média dos países da OCDE.
Os dados, fornecidos pela Aging In Place, resultam de um estudo de 30 países da OCDE. A demógrafa Maria João Valente Rosa considera a tendência natural.
A covid-19 contribuiu, direta e indiretamente, para um aumento de 16% no número de mortes expectáveis em 2020 e na primeira metade de 2021, com a esperança de vida a cair em 24 de 30 países, sendo as quedas particularmente significativas nos Estados Unidos (menos 1,6 anos) e em Espanha (menos 1,5 anos).
Desde 2000, o consumo de antidepressivos em Portugal mais do triplicou, enquanto o de ansiolíticos e hipnóticos desceu. Entre os países da OCDE, Portugal é o quinto que mais consome este tipo de medicamentos.
Os médicos portugueses foram dos poucos entre os países da OCDE que tiveram uma redução da sua remuneração entre 2010 e 2017, revela um relatório da OCDE sobre a Saúde.
Relatório da OCDE revela que Portugal apresenta um consumo de 104 doses diárias por mil pessoas, quando a média dos países da OCDE é de 63.
Funcionários públicos convidados a comparar motivação atual com a de há 5 anos. Novas perguntas acabam por levar a uma comparação do impacto de medidas de austeridade tomadas no período da troika,
Portugal é um dos três países da OCDE que mais cai no ranking de igualdade de género no local de trabalho: a diferença entre os salários dos homens e mulheres aumentou de 8% em 2000 para quase 19% em 2017.
Portugal está entre os países da OCDE que mais gasta com prestações sociais, sendo o quarto onde a despesa com pensões é maior, representando 13,3% do PIB, segundo um estudo divulgado esta quarta-feira.
Em Portugal, os impostos sobre o consumo pesam 12,9% do PIB e quase um quinto do total da receita fiscal arrecadada pelo Estado. Em ambos os casos, Portugal fica entre os países da OCDE onde o peso destes impostos é superior.
Em Portugal, o desemprego jovem baixou 0,2 pontos percentuais para 19,5%.
A conclusão é do relatório "Education at a Glance 2018", que coloca Portugal em 10.º lugar de uma lista de 31 países da OCDE.
O crescimento do emprego em muitos países da OCDE está a ser impulsionado por postos de trabalho de baixa produtividade.