
Uma vida a cuidar dos outros
Não é reconhecido como emprego mas dá trabalho, é uma tarefa a tempo inteiro. Mal remunerada, dura e com consequências. Este é o retrato de quatro cuidadores informais.
Não é reconhecido como emprego mas dá trabalho, é uma tarefa a tempo inteiro. Mal remunerada, dura e com consequências. Este é o retrato de quatro cuidadores informais.
Nascidos nos anos 70, os filhos dos mais velhos doentes desdobram-se em cuidados para dar assistência – e ainda cuidam dos miúdos. Relatos de quem está no meio, sem recorrer ao estatuto de cuidador (embora o exerça 365 dias por ano).
Movimento Vida Justa reúne alguns dos elementos que criaram o Que se Lixe a Troika, em 2012, e que agora querem trazer para a rua o descontentamento contra a subida dos preços. A primeira manifestação será no dia 25 de fevereiro.
Os perpetradores de violência continuada são principalmente os cônjuges ou companheiros (54%).
Uma das organizadoras da manifestação em vários pontos do país acha que os recibos verdes são "o novo método de contratação nacional"
Mais de 3.500 pessoas já garantiram, no Facebook, que vão participar na concentração que se inicia às 18h00 junto à Assembleia da Repúbilca, em Lisboa, para dizerem que este não é o seu Orçamento de Estado.
Os manifestantes concentrados desde sábado ao final do dia em frente à Assembleia da República...
Foi preciso esperar pelo início da marcha para ver as centenas de manifestantes transformarem-se em milhares, vindos das sombras frescas da Avenida da Liberdade e do Parque Eduardo VII.
Sociedade
Os cantores Jorge Palma e José Mário Branco anunciaram a participação no "protesto apartidário" que se realiza no sábado em Lisboa, entre a rotunda Marquês de Pombal e a Assembleia da República, disse hoje uma porta-voz da organização.
Os promotores da manifestação do dia 15 em Lisboa e noutras cidades do país estão em permanência a prestar atenção à página de promoção da rede social do Facebook para impedir comentários "violentos", segundo o anunciado nesta quinta-feira por uma porta-voz dos organizadores, Paula Gil.
Centenas de pessoas, na maioria jovens, juntaram-se este sábado em Lisboa num piquenique contra a precariedade no trabalho, que apontam como uma das causas da crise económica.