
O misterioso Conselho de Guardiães do Irão
O todo-poderoso grupo de 12 controla o acesso ao sistema eleitoral iraniano. Mas a verdadeira mão que manobra nas sombras é, como habitualmente, a do Ayatollah Khamenei. E há eleições a 18 de junho.
O todo-poderoso grupo de 12 controla o acesso ao sistema eleitoral iraniano. Mas a verdadeira mão que manobra nas sombras é, como habitualmente, a do Ayatollah Khamenei. E há eleições a 18 de junho.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha defende a criação de um novo sistema de pagamentos que permita ultrapassar a dependência dos Estados Unidos.
O presidente iraniano reagiu à saída dos EUA do acordo sobre o nuclear do Irão afiançando que o país vai continuar a respeitar o compromisso firmado em 2015. No entanto, Rouhani avisou que se não for possível manter o acordo de pé o Irão irá retomar o programa de enriquecimento de urânio.
Donald Trump decidiu retirar os EUA do acordo nuclear do Irão, contra vontade dos signatários europeus. Quais eram as restrições deste acordo e por que motivos os países europeus queriam preservá-lo?
A Casa Branca anunciou a imposição de sanções a um conjunto de 30 empresas e indivíduos que terão transferido tecnologia para apoiar o desenvolvimento dos programas nucleares do Irão ou ainda pela violação dos controlos às exportações para a Coreia do Norte e a Síria.
Tem vindo a crescer de tom a troca de argumentos entre as autoridades dos Estados Unidos e do Irão. Donald Trump avisou o Irão dizendo que "está a brincar com o fogo", ao que Teerão respondeu garantindo ser "indiferente às ameaças" do presidente americano.
Partiu esta segunda-feira o primeiro petroleiro enviado pelo Irão para a Europa desde que foram levantadas as sanções económicas. São dois milhões de barris comprados pela francesa Total.
O Irão conseguiu saltar da sua condição de estado pária para o seu novo papel de proximidade à comunidade internacional
A adopção de uma política de "quantitative easing" pelo banco central chinês volta a animar os mercados na sessão desta terça-feira. Dia em que os investidores continuarão atentos aos desenvolvimentos na Grécia depois de o ministro das Finanças ter ordenado aos municípios a colocação de reservas no banco central.
O petróleo regista fortes subidas nos mercados internacionais, numa altura em que persiste a incerteza sobre o "timing" em que a retirada de sanções ao Irão levará o país a aumentar a sua produção de crude.
Potências mundiais tentam chegar a acordo com o Irão.
O Irão e as potencias mundiais deverão voltar à mesa das negociações já no próximo mês de Fevereiro. O objectivo do encontro é debater as ambições nucleares de Teerão. O acordo alcançado em Novembro, e que tem um carácter temporário, entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 20 de Janeiro.