
Catarina Martins considera ambiente de crise política "totalmente artificial"
Líder do Bloco de Esquerda comentou a reunião de emergência do Governo, após a aprovação da contabilização total do tempo de serviço congelado aos professores.
Líder do Bloco de Esquerda comentou a reunião de emergência do Governo, após a aprovação da contabilização total do tempo de serviço congelado aos professores.
O Fórum para a Competitividade considera que as previsões de subida do PIB nos próximos anos mostram que "nada tem sido feito para aumentar o potencial de crescimento da economia portuguesa".
Num discurso marcado pelo auto-elogio ao Orçamento do Estado para 2019, o primeiro-ministro frisou que o Governo, em contraponto com o que foi feito pelo Executivo PSD-CDS, conseguiu melhorar o défice em paralelo à melhoria da vida dos portugueses.
Orçamento do Estado para 2019 foi aprovado na votação final global pelos partidos da esquerda parlamentar e pelo PAN
O deputado Adão Silva confirmou a rejeição do PSD ao Orçamento do Estado para 2019, um documento que "não acautela o futuro" de Portugal e que é "mentiroso".
Catarina Martins saudou todos os partidos da geringonça pela prevista aprovação do quarto e último Orçamento da legislatura. Contudo, a líder bloquista diz que ainda há trabalho a fazer e deixa caderno de encargos ao Governo que vai da nova lei de bases para o SNS à reforma da legislação laboral.
Os ministros e secretários de Estado do Governo socialista vão percorrer o país nos próximos dias 19, 20 e 22 de Outubro com sessões de esclarecimento acerca da proposta para o Orçamento do Estado para 2019.
Foi o último debate antes da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2019, mas o tema acabou por aquecer pouco o hemiciclo. Grandes temas como o aumento extraordinário das pensões ou os salários da Função Pública - para os quais não existe ainda um acordo entre o Governo, PCP e Bloco -ficaram à margem da discussão.
O presidente e líder parlamentar do PS confirma que os socialistas estão a avaliar a possibilidade de o Orçamento do Estado para o próximo ano contemplar aumentos salarais na Função Pública, "pelo menos" nos níveis remuneratórios mais baixos.