Novas drogas psicoativas detetadas ao ritmo de uma por semana na Europa
Em 2025, foram comunicadas pela primeira vez 50 novas substâncias psicoativas na Europa, segundo a Agência da União Europeia sobre Droga.
Em 2025, foram comunicadas pela primeira vez 50 novas substâncias psicoativas na Europa, segundo a Agência da União Europeia sobre Droga.
De acordo com os dados divulgados, a Madeira é a segunda região do país onde o consumo de novas substâncias psicoativas é mais elevado, depois dos Açores.
A descriminalização de drogas sintéticas vai estar na terça-feira em debate no parlamento, através de iniciativas legislativas do PS e do PSD, que visam equiparar as novas substâncias psicoativas às drogas clássicas, permitindo a posse de pequenas quantidades para consumo.
Portugal não notificou Bruxelas sobre a transposição para a legislação nacional de inclusão de novas substâncias psicoativas na definição de "droga". Se não o fizer nos próximos três meses, vai a tribunal.
Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência tem 560 novas substâncias psicoativas sob monotorização. Só em 2015, foram notificadas pela primeira vez 98 novas substâncias que os jovens consomem desconhecendo os riscos
O Sistema de Alerta Rápido da UE recebeu 101 notificações de novas substâncias psicoativas no ano passado.
O presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD), João Goulão, afirmou nesta sexta-feira que em apenas um dia já surgiram novas substâncias psicoativas que não constam da lista das 159 proibidas desde quinta-feira.