
Tabaco aquecido sujeito a novas normas a partir de hoje
Produtos vão ter mensagens chocantes nas embalagens e serão proibidos os aromas.
Produtos vão ter mensagens chocantes nas embalagens e serão proibidos os aromas.
Parlamento aprovou a transposição da diretiva europeia sobre a retirada de certas isenções aplicáveis aos produtos de tabaco aquecido, "reforçando normas" para a prevenção e controlo do tabagismo.
O PS aprovou a nova lei do tabaco. Empresas avisam que poderá ter graves consequências económicas e partidos da oposição pedem que não se ostracizem os fumadores.
Para o conjunto de entidades encabeçado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia não pode haver melhoria da saúde da população nem sustentabilidade do SNS "sem medidas robustas de promoção da saúde e de prevenção das doenças crónicas".
O ator é fã de Mariana Mortágua e, apesar de ser ex-fumador, concorda com as novas regras de combate ao tabagismo. O Ian de "Rabo de Peixe" confessa que o êxito da série foi inesperado e que prova que “não somos só um bando de gajos à espera de subsídios”.
A versão final da proposta do diploma enviada para a Assembleia da República, a que o Público teve acesso, omite esta proibição.
Associação defende a proibição de fumar em todos os estabelecimentos.
Desafiaram o Governo a implementar uma "política antitabágica de estabelecimentos 100% sem fumo".
O consumo de tabaco em locais ao ar livre para menores como campos de férias e parques infantis passa a ser proibido a partir da próxima segunda-feira, dia 1 de Janeiro de 2018, com a entrada em vigor da nova lei do tabaco.
As empresas e os estabelecimentos comerciais são os principais infractores, enquanto os críticos atribuem a diminuição dos processos à falta de fiscalização das autoridades. As novas regras avançam em 2018.
O grupo de trabalho sobre a nova lei do tabaco adiou novamente os trabalhos. Desta vez, a apresentação de propostas de alteração por parte dos partidos foi adiada por uma semana, a pedido do PS.
Imagens chocantes só a partir de maio.
O número da linha vai estar, a partir de Janeiro, nos maços e noutras embalagens de tabaco. Esta é uma das regras previstas na legislação da nova lei do tabaco
Fernando Leal da Costa afirma que Portugal está "com níveis de tabagismo demasiado elevados, o que mostra que muito do que tem que ser feito para controlo está por fazer e tem que ser feito".
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Leal da Costa, garantiu esta sexta-feira, no Porto, uma "luta sem tréguas" ao tabagismo, que considerou "uma chaga" da nossa sociedade que deve ser "erradicada". "Enquanto médico, actualmente a desempenhar o cargo de secretário de Estado, tudo farei para combater e para chegar à meta da erradicação do tabagismo como flagelo da nossa sociedade", afirmou.
Jorge Cruz, da Unidade do Pulmão do Centro Clínico da Fundação Champalimaud, considerou nesta sexta-feira que a lei do tabaco "já é razoável", mas defendeu que devia caminhar-se para a proibição total de fumar.