Centro europeu alerta para aumento de 10% de casos de tuberculose infantil
As conclusões do relatório de vigilância de 2025 destaca a carga crescente da doença em populações mais jovens, verificando-se um aumento de mais 650 casos entre 2022 e 2023.
As conclusões do relatório de vigilância de 2025 destaca a carga crescente da doença em populações mais jovens, verificando-se um aumento de mais 650 casos entre 2022 e 2023.
"A maioria dos casos foi notificada na região de Lisboa e Vale do Tejo, embora a proporção tenha diminuído em relação a 2022 (63,6% face a 66,7%)", indica o relatório da DGS, assinalando que a maior parte são cidadãos da Guiné-Bissau.
As despesas da Câmara Municipal de Sintra e o novo antibiótico, capaz de travar uma bactéria multirresistente, marcam a atualidade desta quinta-feira. Não perca ainda o terceiro capítulo do conto exclusivo de José Luís Peixoto para a SÁBADO.
Primeiros resultados parecem ser promissores, mas são necessários testes em humanos. Bactéria é responsável por surtos mortais em hospitais.
Quanto ao bebé que morrer os resultados da sua autópsia ainda não são definitivos. Médicos alertam que recém-nascido tinha outros problemas associados que poderão ter levado a um quadro de morte súbita.
A maior parte dos bebés são "grandes prematuros" e, independentemente de estarem colonizados com a bactéria, têm de permanecer no hospital, explicou o diretor do serviço de infecciologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.
Descoberto apenas em 2009, o candida auris deixou os Estados Unidos em estado de alerta: é resistente aos antifúngicos e a sua taxa de mortalidade pode ser de até 50%
Documento da OMS aponta para um rácio de 2,9 médicos para cada 1.000 reclusos em Portugal, enquanto na população em geral esse rácio atinge os 5,3.
É uma das cientistas mais citadas no mundo e um dos 16 portugueses do ranking de 6.600 investigadores da empresa Clarivate Analytics. Motivo? Investiga bactérias resistentes a antibióticos.
Estudo desenvolvido por investigadores da Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas, no Porto, revelou que os alimentos crus comercializados para cães são "uma importante fonte de bactérias resistentes a antibióticos com potencial risco para a saúde pública"
"Na semana passada, já houve um transplante de um doente eletivo e já foi retomada a entrada de doentes novos em lista de espera", afirmou o presidente do conselho de administração do CHUC.
Bactéria é especialmente grave em doentes imunodeprimidos e hematológicos, mas tornou-se resistente aos antibióticos.
A diminuição registada é a mais alta entre todas as regiões da OMS.
Foi necessário encerrar a área de cuidados intensivos do hospital porque a bactéria é transmissível. A zona precisa de ser alvo de "limpeza e desinfeção".
Unidade vai ser encerrada, na quarta-feira, durante 24 horas, para ser feita "a esterilização, de acordo com os protocolos".
Hospital dá cobertura a mais população do que estaria previsto. Internamento ?não digno? preocupa Ordem dos Enfermeiros.