
Danças rituais dos pauliteiros nas festas de Miranda são património imaterial
"O povo mirandês está cheio de 'proua'", reagiu a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril.
"O povo mirandês está cheio de 'proua'", reagiu a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril.
Pedro Bustorff Ferreira desistiu do trabalho em Lisboa para produzir vinho na terra dos avós. O resultado? Uma marca de vinho à imagem do Douro Superior: fresco, equilibrado, muito elegante e com rótulos criativos.
Chega ao teatro nacional espetáculo de Alex Cassal e Paula Diogo sobre as línguas em extinção em Portugal. Uma oportunidade para descobrir dialetos e línguas que (ainda) resistem à extinção
Por alegada utilização de um jogador que não cumpriu castigo depois de ter sido expulso
"Os pastores estão a vender, mais cedo que o habitual, os cordeiros, para evitar gastos acrescidos com os factores de produção em consequência da seca", indica secretária técnica da Associação Nacional de Produtores Ovinos de Raça Churra Mirandesa.
Já em Sevilha, também na segunda mão, o Sevilha confirmou a vantagem de 2-0 que trazia da 1.ª mão e apurou-se ao bater o Betis por 4-0 .José Antonio Reyes (4'), Rami (35'), Gameiro (73') e Kakuta (89') foram os autores dos golos.
A campanha de apadrinhamento do "Burro Mirandês" foi lançada em 2005 e tem vindo a crescer.
Equipa da segunda divisão venceu por 1-0...
Burros deixam os "terrenos limpos".
Animal pode extinguir-se nos próximos 50 anos.
Traduziu para mirandês Camões, Pessoa e Horácio. Mas também Astérix. Jurista, poeta, escritor, afirmou-se como um dos maiores defensores da que é a segunda língua oficial portuguesa
O burro mirandês chega hoje à primeira página da edição internacional do "The New York Times", onde o jornal faz um paralelismo entre o destino desta espécie, que sobrevive com subvenções da União Europeia, e as populações dos países periféricos que se viram em apuros e também precisaram de ajuda.
O presidente do agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD) disse esta segunda-feira que nunca houve um número de alunos matriculados na disciplina de língua e cultura mirandesa como aquele que verifica no actual ano lectivo.
A Comissão Europeia acrescentou hoje dois produtos portugueses à lista de Denominação de Origem Protegida (DOP) e de Indicação Geográfica Protegida (IGP), respectivamente o 'Cordeiro Mirandês' e o 'Cabrito do Alentejo'.
Dialecto do nordeste transmontano tem 15 mil falantes