
Desligado “portal” que ligava Nova Iorque a Dublin após brincadeiras obscenas
Ecrã ligava, por videochamada sem som, duas ruas das cidades. Mas rapidamente houve quem fizesse gestos obscenos transatlânticos.
Ecrã ligava, por videochamada sem som, duas ruas das cidades. Mas rapidamente houve quem fizesse gestos obscenos transatlânticos.
A OMS diz que foram distribuídos mais de 140 milhões de kits de teste à doença, com potencial para gerar 2.600 toneladas de resíduos não infecciosos (principalmente plástico) e 731.000 litros de resíduos químicos.
"Não há razão para duvidar" de que as vacinas atuais protegem os doentes infetados com Ómicron contra formas graves de covid-19, indicou o responsável pela resposta de emergência em saúde pública da OMS.
Responsáveis admitem que vacina pode reduzir os efeitos com o passar do tempo, mas salientam que não há dados que provem que uma terceira dose seja necessária.
Organização Mundial de Saúde alertou que as vacinas contra a covid-19 protegem contra a doença mais grave, mas ainda não há "grande prova sobre a capacidade de uma pessoa vacinada infetar outras pessoas".
Faltam apenas quatro países pertencentes à OMS começarem a vacinação à covid-19. O mecanismo COVAX já entregou 36 milhões de vacinas em 86 países.
Diretor executivo da OMS acredita no fim das mortes e dos internamentos até ao final do ano, mas doença ainda estará em circulação.
Portugal começou a sua campanha de vacinação em 27 de dezembro com a inoculação de profissionais de saúde de hospitais.
Tedros Ghebreyesus avisa que o "nacionalismo das vacinas" contra a covid-19 prejudica todos e é "autodestrutivo", e lembrou que países pobres ainda estão sem vacinas.
Dez especialistas da Organização Mundial da Saúde vão visitar a China - e Wuhan, primeiro epicentro da pandemia - sem a a supervisão e interferência do regime chinês.
Investigadores chegam à cidade de Wuhan na primeira semana de janeiro de 2021, mais de um ano depois de terem sido identificados os primeiros casos de Covid-19. China não vai inspecionar missão, mas tem tentado construir a ideia de que o vírus chegou de outros países.
"Não creio que a obrigatoriedade seja o caminho a seguir", disse a responsável aos jornalistas, tendo Michael Ryan acrescentado que os benefícios das vacinas precisam de ser mais bem explicados, em vez de tornar a vacinação obrigatória.
"À medida que o hemisfério norte entra no inverno, assistimos a uma aceleração dos casos - particularmente na Europa e na América do Norte", relata diretor-geral da OMS.
A Organização Mundial da Saúde afirmou que não se pode esperar pelo aparecimento de uma vacina para conter a pandemia da covid-19.
A vacina desenvolvida pela AstraZeneca e a universidade britânica de Oxford é um dos projetos ocidentais mais avançados.
A imunidade de grupo a um vírus é normalmente alcançada com a vacinação e a maioria dos cientistas estima que pelo menos 70% da população deve ter anticorpos para prevenir surtos.