
Instituto Ricardo Jorge atento ao vírus da síndrome respiratória do Médio Oriente
Laboratório quer manter a capacidade de resposta se houver mais casos suspeitos, por causa do Campeonato do Mundo de Futebol.
Laboratório quer manter a capacidade de resposta se houver mais casos suspeitos, por causa do Campeonato do Mundo de Futebol.
Despacho foi publicado em Diário da República. Lista tem ao todo 65 doenças com notificação obrigatória, entre as quais a brucelose, a cólera, o dengue, a doença dos legionários, o ébola e a gripe.
Virologista alerta para atraso nos testes daquela que já foi anunciada como a primeira vacina contra a Covid-19. Instituto que desenvolve vacina reconhece que das 17 mil pessoas que participaram na fase 3 de testes, apenas 6.000 receberam ambas as doses da "Sputnik V", necessárias para a vacinação completa.
Resultados do Inquérito Serológico Nacional indicam uma seroprevalência global de 2,9% em Portugal, muito longe do valor para a imunidade de grupo.
A doença respiratória causada por um novo coronavírus disseminou-se pelo mundo, tornando-se numa pandemia. Em Portugal, foi diagnosticada em 2 de março.
Coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos explica que, no entanto, "não declarar a pandemia poderá ter mais prejuízos do que a declaração da pandemia" em termos de saúde individual, de saúde pública e do impacto no mundo.
Peritos consideram que o País não aprendeu com a gripe aviária e a infeção respiratória aguda grave.
A 11.ª vítima é uma mulher de 72 anos.