
Como as Finanças sabem tudo sobre a sua vida
A máquina fiscal recolhe informação como nunca. O investimento feito no sistema para combate à evasão fiscal tornou-o cego e a atropelar direitos dos contribuintes.
A máquina fiscal recolhe informação como nunca. O investimento feito no sistema para combate à evasão fiscal tornou-o cego e a atropelar direitos dos contribuintes.
O Ministério das Finanças vai avançar com a modernização da máquina fiscal e tem 18,9 milhões de euros para gastar até 2020. A autorização do Governo foi publicada esta segunda-feira em Diário da República e a ideia é "dar resposta aos desafios" colocados ao Fisco.
Nem os portugueses são campeões na fuga aos impostos, nem o Fisco tem uma atitude persecutória face aos contribuintes, garantiu Helena Borges, directora-geral da Autoridade Tributária (AT), numa entrevista à RTP3, onde tentou contrariar algumas das percepções dominantes sobre a máquina fiscal.
Apesar das boas notícias vindas da reunião do Eurogrupo em que houve acordo político para libertar a quarta tranche prevista no programa de assistência, 2018 será mais um ano de austeridade na Grécia, com o governo a ter de implementar medidas adicionais que terão especial incidência sobre a classe média.
O acordo abre a porta para Atenas receber o dinheiro que lhe vai permitir construir uma almofada financeira para enfrentar o regresso aos mercados.
O secretário de Estado Adjunto e das Finanças afiança que a demissão de Rocha Andrade não vai prejudicar a preparação do Orçamento do Estado, uma vez que "o trabalho é feito por uma máquina que funciona".
Para Jorge Figueiredo, partner da PwC, a fiscalidade tem um peso muito relevante na atracção de capitais e nas decisões de investimento, nomeadamente, a do investimento estrangeiro
Desde 2015, a tributação autónoma sobre viaturas agitou os métodos de atribuição de carros de serviço a gestores e outros profissionais.
A Marca avança que o futebolista argentino do FC Barcelona aceitou a pena de um ano de prisão acordada com o Fisco espanhol depois de o médio centro ter ocultado 1,5 milhões de euros à máquina fiscal da Espanha.
Banca suíça estima universo de mil contribuintes.
No total, os utentes pagaram voluntariamente 5,7 milhões de euros, aderindo ao regime de perdão de portagens que está em vigor desde o início de Agosto, segundo o Diário Económico desta sexta-feira.
O fiscalista Miguel Reis diz que a lei não obriga o contribuinte a pedir facturas autónomas para garantir dedução de saúde no IRS e lamenta que Fisco queira "o trabalhinho facilitado quando não preparou o sistema".
O comentador e ex-líder do PSD não poupa o secretário de Estado do Fisco sobre o caso da lista VIP. Diz ainda que a ministra das Finanças revelou a sua inexperiência política ao falar de um cofre cheio e revela que no PSD "há muito boa gente" que pensa que ministros ou secretários de Estado do governo de Sócrates ainda podem vir a ser constituídos arguidos.
Primeiro foi Brigas Afonso e agora foi a vez de José Maria Pires. Saiba quem são os dois homens fortes da Autoridade Tributária e Aduaneira que se demitiram na sequência da "lista VIP" de contribuintes.
A reunião entre os ministros da Zona Euro, que decorreu na segunda-feira, terminou sem acordo entre a Grécia e os restantes membros. Conheça algumas das propostas apresentadas por Atenas.
A máquina fiscal precisa que a justiça funcione de forma mais rápida e aplique sanções com rigor, considera o 'partner' fiscal da KPMG, Luis Magalhães, considerando que existe actualmente "um grande sentimento de impunidade em Portugal".