Ministros do euro escolhem hoje novo 'vice' do BCE e Mário Centeno é um dos candidatos
Luis de Guindos, o atual 'vice', termina o mandato no final de maio.
Luis de Guindos, o atual 'vice', termina o mandato no final de maio.
"Os riscos associados à pandemia não desapareceram completamente, até porque o progresso da vacinação tem permanecido lento em muitas partes do mundo", disse o vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos.
O chefe do Governo espanhol assinalou ainda que não haverá mais alterações na composição do Executivo, o que indica que deverá apenas proceder à substituição de Luis de Guindos, que está de partida para a vice-presidência do BCE.
As bolsas europeias seguem com variações muito ligeiras, numa altura em que as taxas de juro italianas estão a registar o maior agravamento semanal no ano e em que o euro está a cair, ambos a reflectirem as incertezas geradas pela aproximação das eleições em Itália e pelo referendo no SPD sobre o acordo para formar governo com o partido de Angela Merkel.
As bolsas europeias fecharam o dia em alta, num dia de subida das taxas de juro na Europa e de valorização do dólar.
Luis de Guindos foi apontado com um dos fortes candidatos à liderança do Eurogrupo, tendo desistido dando lugar a Mário Centeno. No seu currículo conta com a passagem pelo Lehman Brothers, algo que lhe valeu muitas críticas.
O ministro espanhol Luis de Guindos considerou hoje que a nomeação para a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE) contribui para a recuperação do prestígio de Espanha na União Europeia.
"Fiquei a saber há uns minutos que o candidato irlandês já não estará como candidato, o que nos deixa Luis de Guindos como o candidato a vice-presidente do BCE", declarou Mário Centeno
Desistência do candidato irlandês coloca o ministro espanhol como único candidato para ocupar a cadeira de Vítor Constâncio.
O ministro irlandês das Finanças anunciou esta tarde que Philip Lane já não está na corrida à vice-presidência do BCE, porque o país quer uma decisão baseada num consenso. Luis de Guindos é agora o único candidato.
A bolsa de Lisboa arrancou a sessão desta segunda-feira em alta, em linha com as restantes praças europeias. Este comportamento tem lugar num dia em que as principais praças norte-americanas estão encerradas.
A semana arranca com as bolsas norte-americanas encerradas e a Semapa a reagir aos resultados de 2017 que anunciou na sexta-feira. Na Europa as atenções estão centradas na escolha para substituir Vítor Constâncio no BCE.
O Parlamento Europeu considerou Philip Lane, o candidato irlandês à vice-presidência do Banco Central Europeu, cargo actualmente ocupado por Vítor Constâncio, "mais convincente" do que o espanhol, Luis de Guindos,
Luis de Guindos e Philip Lane são os únicos candidatos à vice-presidência.
Ministro da Economia espanhol quer ser vice-presidente da instituição. O mandato de Vítor Constâncio termina a 31 de Maio.
O mandato de Vítor Constâncio termina em Maio. As candidaturas terão de ser entregues até esta quarta-feira. Espanha já confirmou que o seu ministro das Finanças, Luís de Guindos, será candidato.