
Relatório de 2020 sobre obras da Metro do Porto indicava possibilidade de cheias
"Situação representa uma vulnerabilidade pela possibilidade de originar cheias localizadas, em situação de precipitação intensa", indicava documento.
"Situação representa uma vulnerabilidade pela possibilidade de originar cheias localizadas, em situação de precipitação intensa", indicava documento.
A empreitada, que vai durar cerca de 13 meses, impõe a interdição ao trânsito da Rua dos Clérigos, mantendo-se apenas a circulação pedonal entre esta artéria e a Praça da Liberdade.
Obras de construção de uma nova estação de metro vão impedir a circulação de automóveis no troço inicial da Avenida de França. A Linha Rosa terá quatro estações e cerca de três quilómetros de via, ligando São Bento/Praça da Liberdade à Casa da Música.
A Metro do Porto refere que no seguimento da empreitada de renovação do polo intermodal do Hospital São João, a partir da manhã de dia 29 de agosto, a Linha Amarela passa apenas a ter serviço até à Estação IPO.
"PRR quer dizer Plano de Recuperação e Resiliência, mas também pode querer dizer pressa. Pressa de fazer, pressa de investir, pressa de apoiar a economia para depressa ultrapassarmos esta crise provocada pela pandemia. Mas há coisas que se fazem com sentido de pressa, mas não se podem fazer depressa", afirmou João Pedro Matos Fernandes.
Sete associações pediram a classificação do Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular e do jardim, na Rotunda da Boavista, para onde está prevista a construção de um túnel subterrâneo no âmbito das obras da Linha Rosa do Metro do Porto.
Planos do Metro do Porto para a nova linha circular entre São Bento e Casa da Música levaram ao desvio da linha da rua D. Manuel II, de forma a evitar passar com a linha sob a estação e o próprio Hospital Santo António.
Está previsto que esta obra decorra ao mesmo tempo que a do prolongamento da linha Amarela do Metro em Vila Nova de Gaia até Vila d' Este, num valor global de 365 milhões de euros.
Serão compradas mais 14 unidades triplas para o Metro de Lisboa e vai ser implementado novo sistema de sinalização.
A área com maior investimento previsto é a portuária, que, entre 2018 e 2023, deverá receber 6.109 milhões de euros.
Nesta zona há pelo menos 154 mil utilizadores do Andante que vão beneficiar da entrada em vigor do passe único a partir desta segunda-feira.
A Lusa coligiu as principais alterações nos transportes na Área Metropolitana do Porto e Área Metropolitana do Lisboa. Veja o que muda.
O Metro do Porto superou no ano passado os 62,6 milhões de passageiros transportados, atingindo um novo máximo histórico. Outubro foi o melhor mês.
O concurso público para a aquisição e manutenção de 18 novas composições foi aberto esta sexta-feira, estando orçado em 56 milhões de euros. O Ministério do Ambiente garante que até final do ano sairá o aviso-convite para o investimento na expansão da rede.
Linhas Amarela e Verde vão ficar ligadas com novo troço na capital.
O alargamento da rede dos metros de Lisboa e Porto vai exigir um investimento de 517 milhões, sendo comparticipado em 190 milhões por fundos comunitários. A conclusão das obras está prevista para 2023.