Sábado – Pense por si

Jornal de Negócios

Semapa vende Secil por 1,4 mil milhões de euros

Ações da cotada sobem em reação ao negócio. Espanhola Cementos Molins é a compradora. A Secil tem 2.900 trabalhadores e uma capacidade anual de produção de 10 milhões de toneladas de cimento.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.

Filme da semana | ‘Avatar’ ganha asas como trilogia

Filme da semana. ‘Avatar’ ganha asas como trilogia

É a terceira aventura que o cineasta James Cameron criou passada em Pandora e onde há agora um lado obscuro para descobrir. ‘Avatar: Fogo e Cinzas’ é o filme mais caro de sempre – custou 340 milhões de euros – e volta a testar os limites da tecnologia visual.

Luísa Oliveira

Que casa é esta?

O adjunto da ex-ministra suspeito de abusos sexuais a menores frequentava um culto de Orixás, em Corroios, frequentado por muitas crianças

Sanae Takaichi foi eleita há dois meses e já é uma influencer
Sónia Bento

A "dama de ferro" do Japão é um fenómeno de estilo

Sanae Takaichi, a primeira mulher a chefiar o governo japonês, é ultraconservadora, workhaolic, cuidadora do marido, toca bateria e é fã de heavy metal. As mulheres reveem-se nela e copiam-na em tudo

A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

É um clássico de Natal que há mais de 30 se enfia nos ouvidos à custa de o escutarmos vezes sem conta nesta quadra
Mónica Baltazar

E esta música que não me sai da cabeça

Ficar com a canção natalícia de Mariah Carey no ouvido, depois de ouvi-la vezes sem conta. É mania? Não. O fenómeno tem um nome - earworm- e é explicado pela Ciência.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana