
João Negrão, o português que vai liderar a Inteligência Europeia
O jurista português vai assumir o cargo de diretor executivo do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia em outubro.
O jurista português vai assumir o cargo de diretor executivo do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia em outubro.
Filipa Rocha, de 27 anos, desenvolveu um sistema que torna a aprendizagem digital mais acessível às crianças com deficiência visual. O protótipo foi testado remotamente com cinco famílias.
Quase um terço dos inventores portugueses são mulheres. A média europeia nem chega aos 15%. No entanto, é raro uma mulher liderar uma equipa, em Portugal.
É a inventora da ecocatálise, processo que usa plantas para recuperar solos afetados por atividades de mineração ou industriais, e que permite aproveitar os metais extraídos na indústria farmacêutica ou da cosmética. A investigadora venceu o prémio Inventor Europeu.
O prémio Inventor Europeu distinguiu Claude Grison na categoria Investigação pela "ecocatálise", que permite recuperar os metais poluentes absorvidos pelas plantas para servirem fins industriais.
Os engenheiros portugueses Nuno Correia e Carla Gomes são finalistas do Prémio Europeu do Inventor 2022, do Instituto Europeu de Patentes, por terem criado centrais fotovoltaicas móveis que seguem o sol. Nuno Correia explicou o projeto à SÁBADO.
"No ano passado, as empresas, institutos de investigação e universidades portuguesas apresentaram 249 pedidos de patente junto do Instituto Europeu de Patentes - em 2019 foram apresentados 272 -, o que continua a ser o número mais alto de que há registo", indica esta entidade europeia em comunicado.
Portugal destaca-se entre os países cujos pedidos de patentes mais cresceram no ano passado, e fá-lo à boleia dos transportes, embora as instituições académicas ganhem destaque.
Portugal destaca-se entre os países cujos pedidos de patentes mais cresceram no ano passado, e fá-lo à boleia dos transportes, embora as instituições académicas ganhem destaque. A nível global, a Siemens destrona a Huawei no maior número de pedidos.
O neurocirurgião e físico francês desenvolveu tratamento para a doença de Parkinson. Os portugueses Elvira Fortunato e Rodrigo Martins também estavam nomeados
O primeiro-ministro garantiu esta quinta-feira que "a inovação é uma prioridade nacional e um desafio incontornável". António Costa apontou, porém, que "nem sempre foi assim" e que "conhecemos o custo de não apostar na inovação".
Os caiaques para os Jogos Olímpicos ou os brinquedos científicos para mais de 35 países: já muito criámos desde a caravela redonda
O Laboratório Ibérico internacional de Nanotecnologia, em Braga, foi a entidade nacional que mais pedidos de patentes fez em 2015. Trabalhar com empresas é uma das metas. O licenciamento de patentes é uma das estratégias.
Os dados do Instituto Europeu de Patentes mostram que os organismos portugueses solicitaram, em 2015, 137 pedidos de patentes, mais 21,2% do que no ano anterior. Em 2015, foram concedidas 46 patentes a entidades nacionais.