
"Chumbos" de alunos imigrantes estão a diminuir mas ainda há 40% de insucesso
Os estrangeiros representavam apenas 6% do total de alunos do ensino secundário que frequentam as 589 escolas do continente no ano letivo 2021/22.
Os estrangeiros representavam apenas 6% do total de alunos do ensino secundário que frequentam as 589 escolas do continente no ano letivo 2021/22.
"Havia critérios que não estavam bem delineados", explicou o inspetor-geral da Educação e Ciência.
Centenas de ativistas fecharam hoje a escola António Arroio, em Lisboa, dando início a uma nova ocupação naquele estabelecimento de ensino em protesto pelo clima.
O governante comentava os dados que mostram que, em cinco alunos carenciados, só um não chumba até ao 9.º ano.
O contexto socioeconómico continua a determinar as hipóteses de sucesso, algo que se comprova no fosso entre alunos com e sem Apoio Social Escolar.
Abrange colégios financiados pelo Estado e escolas profissionais.
Tabela tem em conta os resultados médios obtidos nos exames do 9º ano.
A Escola Básica Integrada de Alcoutim registou uma subida de 833 lugares, passando da posição 1.165 para 332. Apenas quatro alunos fizeram exames.
Registam-se ainda melhores resultados escolares entre as raparigas que entre os rapazes.
A maioria das escolas teve média negativa nos exames de Português do 9.º ano e apenas 20% conseguiu positiva a Matemática. No Secundário, o distrito de Viseu lidera as médias
Coimbra é o distrito com melhores resultados em ambos os ciclos.
As escolas, três públicas e duas privadas, conseguiram durante quatro anos consecutivos que os seus alunos melhorassem os resultados relativamente às médias nacionais. Os dados estão acessíveis no site www.infoescolas.mec.pt
Novo portal do Ministério da Educação serve para "acompanhar melhor os alunos".