Fogos de 2024 e 2025 revelaram “falhas de coordenação”
As conclusões preliminares deste projeto referem que as falhas de "entre as diferentes forças atrasam o tempo de resposta aos fogos e aumentam a propagação".
As conclusões preliminares deste projeto referem que as falhas de "entre as diferentes forças atrasam o tempo de resposta aos fogos e aumentam a propagação".
A iniciativa decorre até sábado na Faculdade de Letras da UP e conta com académicos, polícias, bombeiros e autoridades florestais.
"A abrangência desses sistemas melhorou 45% desde 2015", refere um relatório da agência das Nações Unidas.
Luís Montenegro assume compromisso na cimeira de líderes da conferência do clima, que decorre no Brasil.
Os incêndios florestais "não são um tema sazonal para o Governo": "Todos os dias pensamos nele e procuramos estudá-lo para evitar que a tragédia se repita".
A Proteção Civil disse que espera fazer estes pagamentos com "a maior brevidade possível".
Em causa crimes de corrupção ativa e passiva e de participação económica em negócio, "por existirem indícios de favorecimento ilegal de concorrente em procedimentos realizados no período compreendido entre 2015 e 2023, em prejuízo do Estado Português".
Goodall morreu na quarta-feira aos 91 anos. Ao longo de seis décadas foi uma pioneira na investigação animal e na defesa da fauna.
Na Península Ibérica, as emissões, que até ao início de agosto estavam abaixo da média, aumentaram significativamente em apenas uma semana.
Estão previstos 135 minutos para a discussão da proposta.
Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.
A presidente da Comissão Europeia faz hoje o seu quinto discurso sobre o Estado da União e o primeiro do novo mandato
Vigiam e dissuadem incendiários, ajudam a monitorar a limpeza, mapeiam o fogo. Portugal gasta mais em drones, mas o uso ainda é curto.
"As elevadas emissões causadas por estes incêndios têm o potencial de afetar não só as cidades espanholas, mas também o resto da Europa Ocidental e todo o continente", disse o cientista-chefe da Organização Meteorológica Mundial.
"Os incêndios que sofremos este ano também os sofreu Portugal e, portanto, vamos propor ao Governo português e ao Governo francês que possamos trabalhar conjuntamente nesse pacto de", afirmou Pedro Sánchez.
"Sou do tempo em que ter terras era património. Hoje, demasiadas vezes, é só um encargo", lamentou.