
OE2022: Taxas de imposto do tabaco e de bebidas alcoólicas sobem 1%
Prevê-se ainda um aumento da receita em 2022, face a 2021, em 98 milhões de euros no Imposto Sobre Produtos Petrolíferos.
Prevê-se ainda um aumento da receita em 2022, face a 2021, em 98 milhões de euros no Imposto Sobre Produtos Petrolíferos.
O Governo sobe o preço da estampilha das embalagens de tabaco à venda no próximo ano e altera para violeta a cor de fundo do selo.
Versão preliminar do documento foi divulgada. Deverá pagar mais pelo tabaco aquecido, pelas embalagens de take-away e atenção ao IRS.
O défice das administrações públicas fixou-se em 445 milhões de euros até julho, representando uma melhoria de 2.239 milhões de euros face ao mesmo período de 2018.
No primeiro semestre o défice ficou nos 536 milhões de euros. São menos cerca de 2 mil milhões do que no mesmo período do ano passado. Receita cresceu 7,2% e a despesa subiu 1,5%.
O preço da estampilha do tabaco não sofrerá alterações.
Prazo até 2 de janeiro para pagar impostos sobre produtos petrolíferos e tabaco ajudou a maior cobrança.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, já sabe que deverá ter de acomodar nas contas um impacto acima do previsto da capitalização do Novo Banco.
A receita fiscal cresceu 20,3%, influenciada pelo alargamento do prazo de pagamento de impostos, como o ISP e o imposto do tabaco.
Apifarma já terá levado porpota de canalização de 10% da receita do imposto à Assembleia.
Em novo vídeo, o primeiro-ministro defende o aumento dos impostos especiais sobre o consumo em alternativa a penalizar o IVA, o que "permite uma redistribuição do esforço fiscal de uma forma mais justa".
O presidente da Confederação Empresarial Portuguesa (CIP) critica a intenção do Governo de criar uma nova taxa para produtos considerados nocivos, defendendo que os ganhos têm de ser obtidos com a redução de gastos.
A presidente da Associação Portuguesa de Armazenistas de Tabaco (APAT) considerou hoje que a proposta de aumento de impostos sobre todos os tabacos em 2014 vai levar a um aumento do desemprego, do contrabando e dos assaltos.
O Governo acolheu positivamente a proposta apresentada pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP) que se destina a aumentar em 30 por cento o preço do tabaco, disse o presidente da CIP.
O presidente da Associação de Grossistas de Tabaco do Sul, João Passos, defendeu esta segunda-feira que um aumento da taxa sobre tabaco levará, provavelmente, à redução das receitas fiscais do Estado e ao crescimento do contrabando e da criminalidade.