É o fim do cinema como o conhecemos?
Fecharam 46 salas num só ano, muitas delas multiplexes dentro de centros comerciais. Mas nem tudo está perdido - em cinemas onde há programação consistente, faltam lugares vagos
Fecharam 46 salas num só ano, muitas delas multiplexes dentro de centros comerciais. Mas nem tudo está perdido - em cinemas onde há programação consistente, faltam lugares vagos
Cineplace encerrou as salas que explorava no Estação Viana Shopping.
O ministério da Cultura recusa-se a comentar a ilegalidade no exercício de funções de Luís Silveira Botelho, inspetor-geral da IGAC. Apenas admite, já, que é necessário um concurso para a substituição - tendo pedido a abertura do mesmo.
Luís Silveira Botelho está no cargo desde 2009. Já esgotou todas as hipóteses de renovação do contrato, mas o Governo atrasa a nomeação de sucessor.
Em dois meses, o tema da atividade tauromáquica foi duas vezes debatido no Parlamento e suscitou reações acesas. Os aficionados ganharam hoje a batalha do IVA, que cai de 23 para 6%.
As mais de 500 salas de cinema de Portugal Continental acolhem a Festa do Cinema, com preço dos bilhetes reduzido para 3,5 euros.
Trata-se de um aumento de 7% face a 2022, ano em que 375.200 pessoas assistiram a estes espetáculos.
Deliberação da ERC dia que a manipulação de imagem e conteúdo visou "credibilizar as mensagens" partilhadas por Ventura nas redes sociais.
"Milhares de profissionais da Cultura estão impedidos de faturar o seu trabalho por falta de preparação do Governo", critica a PlataformaDança.
De acordo com o novo plano de desconfinamento do Governo, anunciado em 11 de março, os teatros, auditórios, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir a partir de 19 de abril.
"Esta situação é entendida como atividade profissional que não pode ser desenvolvida por recurso ao teletrabalho", indica IGAC.
Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos defende que cancelamentos de espetáculos ao vivo, anunciados nos últimos dias por algumas autarquias, não têm "qualquer fundamento".
Lei que proibiu a realização de festivais em março passado vigorava até 30 de setembro. Foi agora prolongada até ao final do ano.
Temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do setor.
"Apesar de estarmos a ser injustiçados e discriminados, queremos em primeiro lugar proteger os nossos concidadãos", explica Associação Nacional de Grupos de Forcados.
Graça Fonseca foi recebida, durante uma visita ao Alentejo, por 30 elementos de grupos de forcados que reclamavam a retoma da atividade tauromáquica. Veja o vídeo.