Sábado – Pense por si

Helena Canhão: “Não queremos formar médicos a qualquer preço”

Quando começam a surgir os primeiros cursos de Medicina privados, Helena Canhão, presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, avisa que “a qualidade tem de ser a principal preocupação”. Defende condições iguais entre faculdades privadas e públicas e lembra que estas últimas lidam com “enormes desafios de financiamento”.

Novo hospital de Lisboa nasce em Chelas e é lançado neste Verão

O novo hospital Oriental de Lisboa vai estar localizado na freguesia de Marvila, ao lado da Zona J de Chelas. O concurso público deve ser lançado ainda este Verão, a abertura está prevista para 2023 e a unidade será construída e mantida através de PPP por 30 anos.

Obras a todo o gás no Dona Estefânia

A mudança para o futuro Hospital Oriental de Lisboa, em 2016, não impede que as obras no Hospital Dona Estefânia avancem a todo o gás, até porque "três anos é uma eternidade" para os doentes, segundo a direção hospitalar.

Ministério revê financiamento do Hospital de Todos os Santos

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, garantiu esta segunda-feira, em Lisboa, que irá rever todo o processo que visa a construção do novo Hospital Oriental de Lisboa ? Todos os Santos -, já contemplada no Orçamento de Estado para 2013, após o aval da 'troika'. A nova unidade de saúde irá substituir os Hospitais de São José, Capuchos, Santa Marta, Curry Cabral, Estefânia e Maternidade Alfredo da Costa.

Ex-ministro da Saúde: MAC deve continuar até novo hospital

O ex-ministro da Saúde Correia de Campos defende a continuidade da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), "nem que seja como forma de pressão" para que seja construído o futuro Hospital Oriental de Lisboa, obra que considera "economicamente vantajosa".

Três hospitais pagam sete milhões de rendas

Três dos quatro hospitais que compõem o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) pagarão à Estamo, a partir de Janeiro do próximo ano, sete milhões de euros anuais de renda, segundo a coordenadora do grupo.

Reforma Hospitalar: Doentes 'não urgentes' fora das urgências

A possibilidade de atender os doentes "não urgentes" fora das urgências hospitalares e a criação de um único Instituto Português de Oncologia (IPO) são duas das propostas que o grupo técnico para a Reforma Hospitalar vai apresentar hoje ao ministro da Saúde.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h