
Estudo indica que 20,4% dos votos nas últimas eleições legislativas não elegeram deputados
Os eleitores dos territórios do interior a são os mais prejudicados.
Os eleitores dos territórios do interior a são os mais prejudicados.
A época de férias pode ter terminado, mas a temporada continua viva em algumas das mais solarengas esplanadas do País. Contamos-lhe onde degustar os melhores petiscos, acompanhados de cocktails de chorar por mais.
"A monitorização que tinha vindo a ser seguida até aqui deixa de ser comparável com a que podemos fazer agora", avisam os investigadores.
Casada com um diplomata suíço, criada na elite do Estado Novo, Ana Silva Pais abandonou tudo pela revolução cubana. Foi tradutora de Fidel e só voltou a Portugal para ajudar o pai, Silva Pais.
Ao longo dos cerca de três meses desde o início da sexta vaga da pandemia, Portugal registou um total de 2.331 óbitos associados à covid-19.
O Instituto Superior Técnico prevê ainda que eventos como o Rock in Rio causem uma média de 40 mil contágios, pelo que recomendam o uso de máscara em grandes eventos, nos transportes públicos e em contexto laboral quando há proximidade entre trabalhadores.
De acordo com a DGS foram confirmados 26.848 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 esta quarta-feira e notificados 47 óbitos, mais cinco do que no dia anterior.
Os 1.455 óbitos registados nos últimos 60 dias representam apenas cerca de 6% do total de 23.150 mortes comunicadas à OMS, desde do registo da primeira vítima mortal por covid-19 em Portugal.
Os avisos surgem num relatório do Instituto Superior Técnico sobre a pandemia. "A positividade dos testes mantém-se em níveis altíssimos, acima dos 59%", indica documento.
Os especialistas avisam para uma sexta vaga de covid-19. Há um ano, havia menos mortes e casos, mas o país saía de um confinamento duro e a variante tinha menos capacidade de infetar.
O número de casos registou um aumento significativo nos últimos três dias, passando a barreira dos 20 mil diários, com 20.486 na segunda-feira, 24.572 na terça-feira e 24.866 na quarta-feira.
A eliminação do uso de máscara aumentou as infeções em Portugal, sublinha um relatório do Instituto Superior Técnico sobre a pandemia de covid-19.
No pico da incidência da atual vaga pandémica, Portugal deve atingir um valor real de 150 mil casos de infeção, dos quais serão visíveis apenas 60 mil a 65 mil casos que se obtém ao nível de saturação de testes.
Avaliação significa que o Serviço Nacional de Saúde tem de alocar mais recursos para lidar com a pandemia e começa a ter de passar os doentes que não têm covid-19 para segundo plano.
Matemático Henrique Oliveira adianta que o ato eleitoral vai acontecer depois do pico da atual vaga pandémica.
É previsível termos um aumento dos casos. Mas os especialistas reforçam que a alta taxa de vacinação da população portuguesa e o início da vacinação dos jovens, acima dos 12 anos, terá um impacto positivo. A não ser que surja uma variante nova.