
Grécia paga juro de 3,6% na primeira emissão desde saída da troika
A operação que marca o regresso em pleno da Grécia aos mercados foi concluída esta terça, com a colocação de 2,5 mil milhões de euros em títulos a cinco anos.
A operação que marca o regresso em pleno da Grécia aos mercados foi concluída esta terça, com a colocação de 2,5 mil milhões de euros em títulos a cinco anos.
As bolsas europeias estiveram hoje a ser pressionadas pela elevada incerteza em torno do Brexit, bem como pelo risco de uma nova paralisação dos serviços federais nos Estados Unidos. Também o petróleo negoceia no vermelho, com os resultados decepcionantes de empresas de peso a contribuírem para agudizar os receios de um abrandamento económico global.
Volvidos três programas de assistência financeira externa, a Grécia prepara-se para, "num futuro próximo", regressar ao mercado de dívida, o que acontece pela primeira vez desde o fim do terceiro e último resgate, que terminou no verão passado.
Com votos favoráveis da maioria dos deputados com assento no parlamento helénico, foi ratificado o acordo histórico que altera o nome da Macedónia.
Segundo a polícia, dez dos feridos são agentes das forças de segurança.
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ultrapassou a moção de confiança e governará até Outubro.
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ultrapassou a moção de confiança e governará até Outubro.
Em discordância quanto à questão da Macedónia, um dos partidos que compunha a coligação que apoia o Governo grego quebrou o elo com o Syriza, chefiado por Tsipras. A tensão política faz-se sentir nos mercados acionistas mas não nos de dívida.
O secretário-geral do Partido Socialista deu o exemplo português para evidenciar que "a melhor forma de combater o populismo é garantir que há sempre uma alternativa democrática".
O primeiro-ministro grego vai acumular a chefia do governo helénico com a tutela da pasta dos Negócios Estrangeiros na sequência da demissão do até aqui responsável pela diplomacia helénica.
O primeiro-ministro grego afirmou que o país tem uma almofada de capital de cerca de 30 mil milhões de euros que garantirá liquidez suficiente para estabilizar o mercado de dívida. Esta garantia acalmou os investidores, que levaram as acções a registar a maior subida desde Dezembro de 2016.
O presidente da República vai ainda receber um doutoramento honoris causa pela Universidade Nacional de Atenas.
Em entrevista exclusiva ao The Guardian, o primeiro-ministro grego admite cometido "erros, grandes erros" mas assegura que nunca foi sua intenção retirar a Grécia da Zona Euro e da União Europeia. "Deixar a Europa e ir para onde, para outra galáxia", pergunta Alexis Tsipras.
Seis países da zona euro, incluindo Portugal, França, Espanha ou Itália, possuem uma taxa de desemprego superior à média da União.
Os deputados gregos aprovaram esta madrugada uma reforma ao sistema eleitoral que acaba com o bónus de 50 assentos para o partido vencedor e que reduz de 18 para 17 anos a idade de voto no país.
O presidente do Eurogrupo notou "progressos significativos" nas conservações entre a Grécia e a troika. Dijsselbloem destaca avanços conseguidos em matéria de impostos sobre o rendimento e reforma do sistema de pensões.