Sábado – Pense por si

Ana Bela Ferreira

Javier Blas: "As sanções à Rússia são como um pai dizer a um filho que fica de castigo um ano depois da asneira"

O jornalista da Bloomberg News veio a Portugal falar do seu novo livro sobre corretores de matérias-primas. Sobre as sanções à Rússia admite a dificuldade de serem bem sucedidas: "Como é que se sanciona a economia russa sem dar um tiro nos seus próprios pés? Sem aumentar os preços de tudo o que importa." Admite que esta é uma guerra económica e que resistirá quem conseguir aguentar as consequências negativas mais tempo.

Cobalto foi vítima do fascínio pelos carros elétricos

Os preços do cobalto estavam a subir tanto no ano passado que havia ladrões assaltarem armazéns do porto mais movimentado da Europa. Agora, os preços estão em queda livre e as empresas mineiras sofrem o impacto financeiro.

Estados Unidos levantam sanções à Rusal

A Rússia pode respirar de alívio: os Estados Unidos da América levantaram as sanções sobre três empresas russas, entre elas a gigante do alumínio Rusal. O mercado da matéria-prima já regista quebras.

Carro eléctrico: Um investimento ecológico

Viaturas amigas do ambiente são um bom investimento, apesar do seu lento avanço no mercado. Já há ações com "motores" potentes, nas quais vale a pena investir

Neymar será mais um troféu para proprietários do PSG

A iminente transferência recorde de Neymar para o clube de futebol francês Paris Saint-Germain é um marco para um clube determinado a conquistar os principais troféus da Europa. É também vista como uma declaração política do seu rico proprietário: o Qatar.

Quem comprou parte de uma das jóias da coroa russa?

Numa operação relâmpago, a Rússia fez em Dezembro a maior privatização desde o início da década de 90. Vendeu 19,5% da petrolífera Rosneft a um consórcio de que fazia parte o fundo soberano do Qatar e a empresa suíça Glencore.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)