
"Greedflation": Empresas agravaram custo de vida para terem mais lucros
Um relatório aponta que várias empresas britânicas aproveitaram-se da inflação para aumentarem os seus lucros e pede que "lucros extraordinários" sejam mais taxados.
Um relatório aponta que várias empresas britânicas aproveitaram-se da inflação para aumentarem os seus lucros e pede que "lucros extraordinários" sejam mais taxados.
O jornalista da Bloomberg News veio a Portugal falar do seu novo livro sobre corretores de matérias-primas. Sobre as sanções à Rússia admite a dificuldade de serem bem sucedidas: "Como é que se sanciona a economia russa sem dar um tiro nos seus próprios pés? Sem aumentar os preços de tudo o que importa." Admite que esta é uma guerra económica e que resistirá quem conseguir aguentar as consequências negativas mais tempo.
Protestos no país foram motivados pelo aumento dos preços dos combustíveis, tendo acalmado nos últimos dias. Presidente criticou riqueza da família de Nursultan Nazarbayev, o líder do Cazaquistão entre 1989 e 2019.
Gigantes tecnológicas terão comprado materiais para os seus aparelhos a empresas que utilizam mão de obra infantil. Dezenas de crianças morreram ou ficaram feridas.
Os preços do cobalto estavam a subir tanto no ano passado que havia ladrões assaltarem armazéns do porto mais movimentado da Europa. Agora, os preços estão em queda livre e as empresas mineiras sofrem o impacto financeiro.
As bolsas europeias fecharam em alta, elevando para cinco as semanas consecutivas de ganhos, o que já não acontecia desde maio de 2018. Itália voltou a destacar-se, com os juros a dispararem devido à recessão económica e aos dados da inflação na Zona Euro.
A Rússia pode respirar de alívio: os Estados Unidos da América levantaram as sanções sobre três empresas russas, entre elas a gigante do alumínio Rusal. O mercado da matéria-prima já regista quebras.
Agências de rating reduziram a classificação do crédito da empresa para nível "lixo".
As principais praças europeias seguem no vermelho, assim como o petróleo e os juros que estão a negociar em queda. Também o euro e o ouro desvalorizam numa sessão em que o dólar é a grande excepção ao valorizar perante a expectativa de pistas sobre novo aumento dos juros nos Estados Unidos.
Viaturas amigas do ambiente são um bom investimento, apesar do seu lento avanço no mercado. Já há ações com "motores" potentes, nas quais vale a pena investir
A iminente transferência recorde de Neymar para o clube de futebol francês Paris Saint-Germain é um marco para um clube determinado a conquistar os principais troféus da Europa. É também vista como uma declaração política do seu rico proprietário: o Qatar.
A empresa estatal chinesa obteve autorização dos accionistas da Rio Tinto para comprar a Coal & Allied, na Austrália, através de uma oferta melhorada de 2.690 milhões de dólares.
As bolsas norte-americanas estão a negociar em alta ligeira, com o mercado a aguardar a divulgação das actas da última reunião da Reserva Federal, para obter pistas sobre o rumo da política monetária.
Em dia de decisão da Reserva Federal dos EUA, o dólar apresentou um comportamento tranquilo. Nas bolsas, o principal destaque negativo foram as mineiras, pressionadas pela quebra dos preços dos metais. Em Lisboa, o PSI-20 subiu para o valor mais alto desde Março do ano passado.
Numa operação relâmpago, a Rússia fez em Dezembro a maior privatização desde o início da década de 90. Vendeu 19,5% da petrolífera Rosneft a um consórcio de que fazia parte o fundo soberano do Qatar e a empresa suíça Glencore.
O envolvimento do banco público VTB no processo de privatização foi identificado pela Reuters em documentos sobre a transacção. Terá sido um empréstimo provisório, mas a origem do financiamento continua envolta em dúvida.