
Vencedores dos prémios Play revelados hoje
A cerimónia de entrega da 7.ª edição dos PLAY -- Prémios da Música Portuguesa acontece esta quinta-feira à noite, em Lisboa, e terá transmissão televisiva.
A cerimónia de entrega da 7.ª edição dos PLAY -- Prémios da Música Portuguesa acontece esta quinta-feira à noite, em Lisboa, e terá transmissão televisiva.
As nomeações para os prémios Play foram reveladas. Para o prémio PLAY de Melhor Álbum, foi também indicado o disco "Liberdade", de Sara Correia.
A atriz está em cena com Um País que É a Noite, em Lisboa, e diz que as restrições aos tuk-tuks vão trazer felicidade. Por outro lado, não pensa aderir à moda dos carros elétricos.
Clara Capucho coordena uma nova consulta para transgéneros, porque a mudança não se faz só no corpo mas também nas cordas vocais. A propósito do Dia Mundial da Voz, que se comemora neste domingo, dia 16, a especialista conta como tem funcionado a unidade hospitalar.
Podemos vê-lo em streaming, com dois vilões: na primeira série portuguesa da Netflix, Glória, e em Auga Seca na HBO. Natural do Porto, o ator diz-se moldado pela figura materna. Começou em 1978, no teatro da Comuna, e tão cedo não pensa em reforma.
Tal com em 2019, na primeira edição dos prémios, o cantor subiu três vezes ao palco para receber os prémios de Melhor Artista Masculino, Melhor Álbum, desta vez com "Kriola", e Prémio da Crítica.
Documento aprovado será sujeito a discussão pública e enviado para a Assembleia da República, onde será discutido e votado.
"O número de pacientes com disfonia por tensão muscular está a aumentar desde março de 2020", afirma em comunicado a especialista, que diz ter atendido nos últimos meses cada vez mais pessoas com este problema que se caracteriza pela dificuldade para emitir a voz, rouquidão, falta de volume e projeção, entre outros.
Os músicos portugueses já dão 2021 como mais um ano longe dos palcos, com poucos ou nenhuns apoios e praticamente sem trabalho na área desde março do ano passado.
O Fundo de Solidariedade com a Cultura foi dotado inicialmente com 1,35 milhões de euros -- pela GDA (500 mil euros), a Audiogest (500 mil euros), Gedipe (200 mil euros) e SCML (150 mil euros). Foram ainda angariados mais 43 mil euros da solidariedade de associações e cidadãos.
Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA é votado anualmente desde 2008
Por causa da Covid-19, esta foi uma cerimónia "atípica", mas a noite ficou ainda marcada por apelos de apoio ao setor cultural, fortemente afetado em consequência da pandemia.
Durante esta quinta-feira, profissionais do setor irão segurar nos cartazes da vigília, que são devidamente infetados, por elementos da organização, entre de passarem para outras mãos.
Nas redes sociais os apelos multiplicam-se pelo presente e futuro da cultura em Portugal. E no terreno já há cabazes com bens alimentares a serem distribuídos por trabalhadores que estão a passar dificuldades
Os espaços culturais começaram a encerrar, e consequentemente a adiar ou cancelar espetáculos, no início de março, quando a opção era ainda apenas uma recomendação do Governo.
Inquérito promovido pela Fundação GDA indica ainda que 98% dos trabalhadores de espetáculos viram trabalhos cancelados e, 33 por cento, por mais de 30 dias.