
Satélite com 'cunho' português vai sobrevoar a Lua e a Terra
Momento ocorre entre os dias 19 e 20 de agosto e o objetivo é estudar Júpiter e três das suas maiores luas.
Momento ocorre entre os dias 19 e 20 de agosto e o objetivo é estudar Júpiter e três das suas maiores luas.
Segundo o presidente da Portugal Space, trata-se da "missão da década" da Agência Espacial Europeia (ESA) e a "antecâmara de uma participação" mais alargada de Portugal noutras missões.
O satélite deverá chegar ao 'gigante' gasoso passados oito anos, em julho de 2031, fazer 35 voos de aproximação às luas geladas e alcançar Ganimedes em dezembro de 2034. Será a primeira vez que um satélite artificial orbitará uma lua de outro planeta.
A temperatura na superfície de Ganimedes "varia fortemente ao longo do dia e, por volta do meio-dia, perto do equador, pode-se tornar suficientemente quente para que a superfície gelada liberte algumas pequenas quantidades de moléculas de água".
Os resultados do trabalho, ainda não publicados, foram apresentados na conferência Goldschmidt, considerada a principal conferência sobre geoquímica.
Em tempo de confinamento em casa, a Agência Espacial Europeia desafiou os entusiastas das redes sociais a partilharem uma fotografia ou um vídeo de um bolo de aniversário.
Uma equipa de cientistas do Instituto Carnegie descobriu uma dúzia de novas luas do planeta gigante no verão passado. O prazo para participar no concurso acaba a 15 de abril.
O fenómeno está a ocorrer muito mais rapidamente do que os cientistas antecipavam: cerca de 200 milhões de anos mais cedo do que era previsto.
O telescópio Hubble captou uma sombra circular na superfície de Júpiter, parecida com um olho gigante. Veja outras fotos divulgadas pela estação espacial norte-americana