Sábado – Pense por si

António José Vilela

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

Bem-vindos às histórias dos inquilinos da Judiciária e do projeto Monsanto; às denúncias anónimas e à guerra com os diretores e à traição de Amadeu Guerra; às birras à porta, no carro e o passe social; aos telefonemas irados e às mensagens indiscretas e à ordem de despejo. E ainda ao novo mundo dos copos grandes e das sociedades pequenas; aos dias em que se arrastaram mobílias e à música de Vivaldi.

Prioridades civilizacionais

Ninguém discute a importância da cultura. É através da cultura que um povo se eleva. É através da cultura que o indivíduo alarga os seus horizontes. A realidade em Portugal é que a maioria da produção cultural é consumida nos centros urbanos, onde os rendimentos são superiores e as alternativas imensas.

Filipe Garcia

Testemunhos de quem salvou gente em Pedrógão Grande

Há coisas que se ouvem e não se esquecem: o som ensurdecedor e doentio das chamas. Há coisas que se vêem e ficarão para sempre: pessoas que correm, a arder, e vão morrer uns metros adiante. Há coisas que nos contam e era melhor não saber: crianças mortas nas cadeiras de bebés, no banco traseiro dos carros

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.