
7 planos para o fim de semana: sunsets, DJ sets e um pernil de borrego
Um festival dedicado à música eletrónica em Lisboa, um novo restaurante em Grândola e um espetáculo de dança em Águeda são as nossas sugestões para este fim de semana.
Um festival dedicado à música eletrónica em Lisboa, um novo restaurante em Grândola e um espetáculo de dança em Águeda são as nossas sugestões para este fim de semana.
Por entre cartazes que cheiram a fresco, chegam às salas portuguesas filmes que se abrem como passagens. Para o riso, para o silêncio, para a memória, levam ao centro Uma Grande, Corajosa e Bela Viagem, a promessa da semana.
De regresso à comédia com o novo filme "O Pátio da Saudade", o cineasta critica os apoios do ICA: “Não sei o que querem fazer do cinema português.”
O festival propõe-se, na programação deste ano, a "reconhecer as contribuições do povo cigano à sociedade, através das artes cénicas e audiovisuais"
A atriz está de regresso com o filme A Quinta. Recorda o início de carreira, mostra preocupação com a ideologia da discriminação e confessa que nunca seria política como a irmã.
O cineasta brasileiro está em Portugal para sessões de antestreia de "O Agente Secreto", filme com Wagner Moura premiado em Cannes.
"Aquele festival tem uma intervenção pública do Estado genocida de Israel", notou o cineasta português, que disse ter "vergonha" do posicionamento de Portugal e da Europa.
Produções premiadas, regressos, animação e histórias de coragem são os argumentos para nos levar de volta ao sítio onde fomos felizes: o cinema.
"Fuck the Polis", a mais recente longa-metragem da realizadora portuguesa, foi distinguido com o grande prémio da competição internacional do Festival de Cinema de Marselha.
"O Diabo do Entrudo", de Diogo Varela Silva, mereceu uma Menção Honrosa num festival de cinema búlgaro. Retrata a antiga tradição dos Caretos, no carnaval de Lazarim, em Lamego.
Lenda da música atua na MEO Arena a 29 de julho.
Para a competição principal do festival foi escolhido o filme "As Estações", de Maureen Fazendeiro, "uma viagem pela história real e inventada" do Alentejo e "dos povos que ali viveram".
Emails a que tivemos acesso mostram o gabinete do autarca a dar instruções à estação para a ajudar a pagar o Tribeca (só Robert de Niro cobrou 750 mil pelos direitos). Ao mesmo tempo, o DocLisboa arrancou sem apoios e sem conseguir sequer uma reunião na câmara.
"Aquela zona industrial (...), o Beato, foi fantástica. Diverti-me muito", disse Robert de Niro, que "exportou" recentemente o festival Tribeca para Portugal.
Trata-se de uma distinção inédita para o cinema português.
A ferramenta tem controlos de câmara como "aproximar" ou "mover para a direita", permite editar cenas e expandir cenas já existentes e ainda organizar todos os "ingredientes" e descrições.