
Covid-19: FMI aprova mais mil milhões para Angola e sobe ajuda para 4,5 mil milhões
Fundo Monetário Internacional desembolsou de imediato mil milhões de dólares.
Fundo Monetário Internacional desembolsou de imediato mil milhões de dólares.
A economia de Angola deve contrair-se 1,7% este ano, depois de uma recessão de 0,2% em 2017, e as reservas internacionais devem cobrir 3,5 meses de importações, considera o Governo e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
O programa de assistência financeira ficou aquém dos 4.500 milhões de dólares que chegaram a ser apontados pelo governo angolano.
FMI indicou que 990,7 mil milhões de dólares serão "disponibilizados imediatamente para Angola".
O Ministério das Finanças angolano lembra que as negociações para o empréstimo, iniciadas formalmente a 1 de Agosto, são o pano de fundo da visita.
A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI, Christine Lagarde, visita Angola de 20 a 22 de Dezembro, deslocação que poderá culminar as negociações em torno de um empréstimo de 4,5 mil milhões de dólares.
As negociações entre o FMI e o governo de Angola começarão em Outubro do próximo ano em Luanda.
Tao Zhang, director adjunto do FMI, refere que o pedido foi feito durante a missão de avaliação que a instituição efectuou a Angola de 01 a 14 deste mês.
O país está a avaliar a possibilidade de pedir uma assistência técnica ao Fundo Monetário Internacional, face às necessidades que o enfrenta.
O Jornal de Angola dedica o seu último editorial à "ligeira e preocupante" imprensa portuguesa, a qual "deseja a desgraça alheia"
O dia começou com a polémica das "bofetadas salutares" de João Soares. Teve Mário Centeno a lançar farpas a Maria Luís na comissão parlamentar de inquérito do Banif. E o ministro angolano das Finanças a dizer que não houve um resgate.
Em conferência de imprensa, o ministro das Finanças de Angola diz que não é um resgate o pedido que o país fez ao FMI. Mas antes um pedido de ajuda para diversificar a economia.
O documento não anuncia qual o valor da assistência financeira
Apoio pedido para responder à descida de preço do petróleo.