A gestão da dívida da troika
No próximo ano, Portugal pagará €3 mil milhões aos dois fundos europeus da troika, com quem continua a negociar, com vantagem, os prazos e as taxas.
No próximo ano, Portugal pagará €3 mil milhões aos dois fundos europeus da troika, com quem continua a negociar, com vantagem, os prazos e as taxas.
André Ventura criticou Marcelo Rebelo de Sousa por não se ter manifestado, durante o debate sobre o Orçamento do Estado, sobre a medida que repõe os salários cortados.
"Haverá sempre a questão de saber se eu deveria simplesmente ter cedido e desistido de todas as exigências de duras medidas de austeridade e reformas económicas na Grécia, Portugal, Espanha e Itália", escreve a ex-chanceler alemã na sua biografia.
Em 23 de abril de 2010, a Grécia, à beira da insolvência uma vez descoberta a verdadeira dimensão do 'buraco' nas suas contas públicas, pediu formalmente aos seus parceiros ajuda financeira.
O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) adverte no seu relatório anual que Portugal deve prosseguir políticas orçamentais prudentes à luz da sua elevada dívida pública.
É possível que Portugal consiga antecipar o pagamento ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira já no ano de 2019 e não entre 2020 e 2023, como estava previsto.
A criação de um orçamento comum para a Zona Euro é uma proposta franco-alemã.
Conselho de Administração decidiu dispensar a obrigatoriedade de reembolso dos empréstimos do EFSF.
Primeiro-ministro anuncia pagamento ao Fundo Monetário Internacional até ao final deste ano.
Após o acordo no Eurogrupo para a saída da Grécia do programa de ajustamento, a bolsa de Atenas sobe mais de 2%. O sentimento positivo está em praticamente toda a Europa. Já no "ouro negro" espera-se um acordo da OPEP.
Líderes europeus decidiram um alívio adicional da dívida grega, com um período de graça de dez anos.
A instituição liderada por Klaus Regling considera que "não há risco imediato de reembolso, mas Portugal ainda enfrenta desafios ao nível da dinâmica da dívida". Segundo as contas do MEE, Portugal poupou o equivalente a 0,7% do PIB com a ajuda deste fundo.
Em entrevista à revista alemã Spiegel, Vítor Constâncio lembrou que qualquer intervenção do BCE para fazer face a um problema de liquidez de Itália, tem de cumprir um "conjunto de condições" no âmbito do mandato do BCE.
O governo vai avançar com mais um pagamento antecipado ao Fundo Monetário Internacional até ao final de 2017, anunciou hoje o secretário de Estado das Finanças.
O Fundo Europeu de Estabilização Financeira autorizou Dublin a reembolsar antecipadamente a última tranche do empréstimo contraído junto do FMI no âmbito do programa de resgate pedido em Novembro de 2010.
Governo quer ainda reembolsar mais 2600 milhões até agosto.