
Medicamentos genéricos geraram poupança de 670,5 milhões
Os genéricos permitiram alocar à saúde um financiamento superior a 670,5 milhões de euros, quase mais 90 milhões do que em 2023, o número mais alto em 14 anos.
Os genéricos permitiram alocar à saúde um financiamento superior a 670,5 milhões de euros, quase mais 90 milhões do que em 2023, o número mais alto em 14 anos.
As farmácias vão funcionar em complementaridade com os centros de saúde, administrando as vacinas a utentes entre os 60 e os 84 anos e aos seus profissionais de saúde.
Campanha outono-inverno arranca esta sexta-feira, 29. Saiba o que deve fazer para ter acesso às vacinas, gratuita para quem tem 60 anos ou mais e outros grupos.
As farmácias foram informadas esta semana de que, desde o início da campanha até dia 10 de outubro, está prevista a chegada de 175 mil doses de vacinas da gripe e de 205 mil doses de covid-19, o que obrigou já a reagendar utentes.
Em janeiro estava temporariamente proibida a exportação de cerca de 110 medicamentos, a lista agora atualizada integra 138 apresentações de fármacos de várias categorias e substâncias ativas, como a amilase, amoxicilina, paracetamol e ibuprofeno.
"Nas situações de maior vulnerabilidade das pessoas que vivem com doença, ou na prestação de serviços de saúde nas farmácias realizados em gabinete de atendimento personalizado, a ANF recomenda a manutenção do uso de máscara ou viseira", diz Ema Paulino.
Ao contrário do anterior regime, a nova portaria do Governo publicada na segunda-feira determina que os testes antigénio continuam a ser gratuitos até final de junho, desde que prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde.
Ainda estão a decorrer acertos técnicos, explica a Associação Nacional de Farmácias. Mantém-se exigência de prescrição.
Serviço de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional tem sido agora procurado maioritariamente por pessoas que apresentam sintomas de covid-19.
Entre 16 e 29 de dezembro, foram realizados 1.200.000 testes nas farmácias portuguesas.
Informação foi confirmada pela presidente da Associação Nacional de Farmácias. "Já temos esta indicação para janeiro", altura em que a portaria do Ministério da Saúde voltará a prever quatro testes rápidos de antigénio (TRAg) por mês gratuitos por pessoa, referiu Ema Paulino.
Laboratórios estão a realizar entre 7 a 10 mil testes PCR por dia. Farmácias ultrapassaram os 100 mil testes antigénio num dia e alargam horários.
"Existe capacidade de reposição, que está a decorrer à medida que estão a chegar as encomendas de autotestes ao nosso país", afirma a APED. Autotestes esgotaram em várias farmácias e supermercados.
Pode ser útil se estiver infetado com covid-19, não antes. Contudo, não se fie só neste aparelho. Razão: pode ter uma pneumonia e os seus níveis de oxigénio estarem normais.
Venda deste medicamento aumentou 45,5% em seis anos.
Venda deste medicamento aumentou 45,5% em seis anos.