
Apagão: Falhas em cascata na produção renovável causam colapso
Painel de peritos europeu que investiga o incidente divulgou esta sexta-feira o relatório preliminar.
Painel de peritos europeu que investiga o incidente divulgou esta sexta-feira o relatório preliminar.
O apagão, classificado pela ENTSO-E como "excecional e grave", deixou Portugal e Espanha praticamente sem eletricidade durante mais de 10 horas. Aeroportos encerrados, congestionamento nos transportes e falta de combustíveis estiveram entre as consequências imediatas.
A Adene aponta que, face a setembro do ano passado, a produção total de eletricidade renovável aumentou em cerca de 6,6%, "resultado do aumento do solar fotovoltaico (27%), eólica (2,2%) e a biomassa (1,2%)".
Um arremedo de estado num território em guerra cada vez mais exíguo e retalhado, com populações em fuga ou obrigadas a deslocação forçada, sem instituições capazes de assegurar em permanência funções administrativas básicas: esta é a realidade no terreno.
Na semana passada, em Portugal, falou-se da Tempestade Gabrielle, que passou por várias ilhas dos Açores. Para além do fenómeno em si, seria interessante refletir sobre esta humanização, por via do nome, da natureza.
Imagens mostram o momento em que um terramoto de magnitude 6,9 atinge Cebu, durante a gala do ‘Miss Asia Pacific International 2025’. O sismo provocou danos em edifícios, deixou localidades sem eletricidade e levou à emissão de um alerta de tsunami.
Candidaturas ao programa que permite às famílias portuguesas trocarem equipamentos a gás por outros a eletricidade já arrancou.
Programa que apoia a compra de eletrodomésticos mais eficientes arranca esta terça-feira. Tem 40 milhões de euros disponíveis — 30 milhões do PRR e 10 milhões do Fundo Ambiental. Famílias vulneráveis recebem até 1.683 euros e as restantes até 1.100 euros, mas suportam o IVA.
A associação Zero alerta que é preciso preparar Portugal para a adaptação a um clima mais quente, principalmente no que respeita às ondas de calor e à preparação das habitações "com prioridade para o isolamento, mas também com instalação de equipamentos de refrigeração".
Medida que visa apoiar as famílias a trocarem equipamentos a gás por outros a eletricidade paga eletrodomésticos às mais desfavorecidas. Classe média não paga o bem, mas tem de suportar o IVA.
Portugal apenas recicla 56% das embalagens de vidro, desperdiçando matéria-prima que vai para o aterro e que poderia ser reciclada “infinitamente” pela indústria vidreira nacional
O tradicional transporte de mercadorias já não acolhe apenas carga. É cada vez mais a estrutura de hospitais, escolas, ginásios, escritórios ou de moradias que são casa de família.
Comprar bem e barato tornou-se uma utopia nos maiores centros urbanos. O mapa de pesquisa alarga-se agora a um raio de 55 km. Abrangidos pelos incentivos fiscais, jovens adquirem imóveis abaixo dos 300 mil euros. Seniores avançam para as trocas. Saiba como.
No local estão nove operacionais, entre Bombeiros e GNR e uma equipa da E-Redes.
A fadiga não é um sintoma que possa ser desprezado, nem é para aguentar - tem de procurar a causa. É possível recuperar a energia sem grandes mudanças. Como? Desligar as notificações do telemóvel, evitar o açúcar (vai sentir-se ainda pior), arranjar um propósito de vida ou até andar descalço na natureza.