Sábado – Pense por si

Quais são os cenários possíveis numa Alemanha em quase crise política?

O ministro alemão do Interior ameaça demitir-se e abrir uma crise governamental no país sinónimo da estabilidade política. A confirmar-se a demissão, Seehofer pode simplesmente ser substituído e (quase) tudo ficar na mesma, Merkel pode ser obrigada a negociar nova coligação ou a Alemanha pode ter de realizar eleições antecipadas.

Contradições deixam Schulz sem chão e com futuro em aberto

No espaço de um ano, o ainda líder do SPD passou do céu ao inferno. Da popularidade conquistada quando assumiu a liderança dos sociais-democratas ao pior resultado eleitoral do partido no pós-Guerra, passando pela intenção de ser ministro, Schulz corre o risco de ficar apeado na estrada para a renovação da grande coligação.

Conservadores optimistas sobre acordo. SPD mais dividido sobre "GroKo"

Os aliados conservadores da chanceler Merkel acreditam que será possível alcançar um acordo para renovar a grande coligação até ao final do próximo domingo. Porém, mesmo depois de aprovada no Bundestag a reunificação familiar dos refugiados, o SPD, em queda nas sondagens, está cada vez mais dividido sobre uma nova aliança com os democratas-cristãos.

SPD em queda nas sondagens e dividido sobre novo governo com Merkel

Com 18,5% das intenções de votos na última sondagem publicada pelo Bild, os sociais-democratas nunca haviam atingido um patamar tão baixo. Isto numa altura em que, apesar do acordo preliminar alcançado com Merkel, o SPD continua muito dividido quanto à reedição da grande coligação.

Indefinição na Alemanha deixa Zona Euro, Macron e Brexit em suspenso

Angela Merkel vive o momento mais difícil em 12 anos à frente da chancelaria alemã, após o fracasso nas negociações para a formação de uma coligação de governo. Sem um governo estável na Alemanha, as propostas de Emmanuel Macron para a França e a Zona Euro poderão ficar em suspenso, assim como as negociações para o Brexit.

Merkel recusa excluir coligação com o SPD mas já pensa na Jamaica

A chanceler alemã considera que depois dos resultados deste domingo "teremos de fazer uma análise sobre tudo isto". Apesar de o SPD ter anunciado que acabou a aliança com a CDU e que o partido vai para a oposição, Merkel insiste em manter conversações não só com o FDP e os Verdes mas também com os social-democratas.

Participação nas eleições alemãs inferior à registada em 2013

Este domingo é o dia em que os alemães escolhem os seus representantes na câmara baixa do Parlamento alemão que, depois, irá escolher o líder do governo para os próximos quatro anos. Tudo indica que Angela Merkel está a caminho do quarto mandato como chanceler. O Negócios vai acompanhar ao instante as principais incidências das eleições federais germânicas.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente