
Fundos europeus fomentam maior investimento nos Açores
O AÇORES 2020 recebeu um complemento das dotações na casa dos 128 milhões de euros, que podem ser utilizados até ao final de 2023.
O AÇORES 2020 recebeu um complemento das dotações na casa dos 128 milhões de euros, que podem ser utilizados até ao final de 2023.
Para 2022, as dotações orçamentais iniciais da FCT totalizam 636 milhões de euros, dos quais 620 milhões são destinados a investimento.
O júri da área do Teatro chega mesmo a pedir um reforço sólido das dotações, numa carta endereçada à ministra da Cultura.
Dotações da Presidência da República, do Parlamento e do Tribunal Constitucional vão todas aumentar.
As dotações iniciais para as instituições públicas de ensino superior aumentam, no próximo ano, 2% para 1.104 milhões de euros.
Em audição parlamentar, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, lembrou que já foram pagos 1.600 milhões de euros à CP desde 2016 em dotações de capital.
O comentador da SIC revelou este domingo algumas das prioridades do Orçamento do Estado para o próximo ano, adiantando que "no final, será um Orçamento eleitoralista".
As notas da semana de Marques Mendes nos seus comentários na SIC. O comentador fala sobre Marine Le Pen, a economia a crescer, o Orçamento para 2019, as rentrées dos partidos e o partido de Santana Lopes.
Os números materializam a superação das expectativas: 13 operações, um volume de investimento de 75 milhões de euros e 74 pedidos de financiamento que totalizam 231 milhões. O Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas - IFRRU 2020 demonstra ser uma aposta ganha.
Foram usados 111 milhões de euros em despesa para indemnizações, prevenção e combate aos incêndios florestais. As restantes dotações orçamentais continuam por usar.
Os social-democratas acusam o Governo de inacção e apresentam projecto de resolução para reclamar urgência na construção de uma ligação rodoviária em perfil de auto-estrada, mas garantindo uma solução não portajada.
Mais do que fazer cálculos sobre a despesa pública na saúde em Portugal comparativamente com outros países, há que tornar o sistema mais eficiente e preparado para as doenças crónicas e a prevenção.
Ana Pinho recusa que o investimento do Governo na Habitação seja reduzido e lembra que além das verbas inscritas no Orçamento do Estado há outros instrumentos de financiamento que garantem uma alavancagem muito superior.
O ministro das Finanças ainda está a avaliar impactos das medidas de apoio às áreas ardidas no défice, mas garante que este orçamento é "um instrumento de solidariedade nacional".
Os pagamentos em atraso no sector público voltaram a aumentar e a culpa é dos hospitais, de acordo com o relatório pós-avaliação da Comissão Europeia. Apesar de o acesso a cuidados de saúde ter melhorado, a viabilidade financeira continua em terreno negativo.
Está publicada a distribuição de verbas relativas a 2017 para as transportadoras ferroviárias, rodoviárias e aéreas, com destaque para o pagamento à IP. Três organismos culturais vão também receber 26 milhões de euros.