
Chega disponível para "consenso alargado" à direita para mexer na lei da greve
Ventura diz que é consensual à direita que "os serviços públicos, como os transportes, não podem parar discricionariamente e as pessoas ficarem sem transportes".
Ventura diz que é consensual à direita que "os serviços públicos, como os transportes, não podem parar discricionariamente e as pessoas ficarem sem transportes".
O primeiro-ministro assegurou que o Governo está disponível para negociar com todos os partidos da Assembleia da República.
O Chega, que apresentou um projeto de lei para baixar o IRS de forma mais acentuada do 2.º ao 5.º escalão em 2026 e outro para alargar a dedução das despesas com habitação, retirou as duas iniciativas antes de serem votadas depois de Hugo Soares afirmar que a bancada social-democrata está disponível para incluir uma norma no Orçamento do Estado para 2026 que vá ao encontro da proposta do Chega.
José Luís Carneiro assegurou que o PS está disponível "para aperfeiçoar os instrumentos existentes" e tem "boa vontade" para um trabalho na especialidade, aguardando agora "pelo desenvolvimento do Governo e pela maturação do próprio Governo" sobre esta proposta.
André Ventura indicou que considera as alterações anunciadas pelo executivo de Luís Montenegro "insuficientes" e que já deveriam ter sido tomadas há mais tempo.
André Ventura admitiu "criar condições para que haja um meio termo em que essa nacionalidade possa ter uma espécie de decisão judicial dentro da própria decisão judicial, ou seja, uma espécie de reconhecimento por parte do tribunal de que estes crimes devem corresponder a uma perda de nacionalidade", ou seja, "poderia não ser automática".
Montenegro disse que não tem "nenhum interesse em desperdiçar um instrumento financeiro que está disponível para poder colaborar nas políticas de habitação".
Antes, o negociador-chefe da Rússia, Vladimir Medinsky, tinha anunciado que Moscovo está pronta para iniciar negociações com a Ucrânia sobre o conteúdo de um memorando de resolução do conflito e as condições para um cessar-fogo.
As diferenças programáticas para a AD reduzem-se. Antigo ministro da Administração Interna não quer um bloco central, mas está disponível para dialogar com o Governo e "contribuir para a estabilidade política".
O desemprego de longa duração desacelerou para 1,9% na UE no acumulado de 2024, também um novo mínimo na série cronológica disponível, salienta o serviço estatístico europeu.
O antigo ministro da Administração Interna de Costa é o único preparado para ir já a eleições internas. Se não aparecer um adversário até sábado, Carlos César prepara-se para acelerar a corrida pela liderança. Mariana Vieira da Silva e Fernando Medina ainda não se retiraram da equação.
José Pedro Aguiar-Branco, antigo ministro social-democrata que encabeçou a lista da AD, coligação PSD/CDS, pelo círculo de Viana do Castelo, manifestou interesse após ter recebido no parlamento o músico e compositor Rui Veloso.
O líder da IL disse que, "obviamente", estará disponível "para as conversas que houver a ter nos próximos dias, para todos os contactos".
Gosta de jogar ténis, em criança brincava aos padres e percorreu o Peru a cavalo. Robert Prevost era o mais improvável da lista de cardeais, mas um dos braços-direitos de Francisco. Cinco portugueses, que conviveram com o cardeal, contam como trabalha o sorridente – e sempre disponível – Leão XIV.
Iniciativa faz parte do Programa de Oferta de Assinaturas Digitais para Jovens, financiado pelo Governo, com o objetivo de promover a literacia mediática e combater a desinformação.
A IL pede votos para ter influência real na governação. Acordo com a AD só com reforma do Estado, alívios fiscais, mexidas na habitação - e, ainda, um escrutínio prévio sobre a Spinumviva. Musk e Milei não são modelos.