
Eleições: Longas filas em escola de Gaia e queixas de poucas mesas de voto
Na Escola Secundária António Sérgio, há registos de eleitores que esperaram mais de uma hora pela sua vez, desistiram e voltaram mais tarde, para nova e longa espera.
Na Escola Secundária António Sérgio, há registos de eleitores que esperaram mais de uma hora pela sua vez, desistiram e voltaram mais tarde, para nova e longa espera.
Apesar de ultrapassar o CDS, o PAN não chega para o PS ter apoio maioritário. Já o PSD encurta para nove pontos a distância para o PS, mas não põe em causa vitória socialista.
Em Portugal, as eleições para o Parlamento Europeu registaram a taxa de abstenção mais elevada de sempre, de 68,6%, mas o número de votantes foi superior em cerca de 30 mil face às eleições de 2014.
A percentagem de votos em branco foi de 4,25% (140.912) e a de votos nulos foi de 2,69% (88.967). Em 2014, os votos em branco e nulos totalizaram 7,45%.
Apesar de o número total de votantes nestas eleições ter aumentado, a abstenção saldou-se nos 68,6%. O universo eleitoral era de 10.761.156 eleitores.
Em 2009, à mesma hora, a afluência às urnas era de 45,03% e, em 2005, era de 48%.
Leia os testemunhos de vítimas de violência doméstica, que contam como escaparam ao inferno
Incluindo os tempos de antena, custos ascenderam a 2,4 milhões.
Os quatro mandatos de Portugal para o Parlamento Europeu que faltavam descortinar foram distribuídos pelo Partido Socialista, Aliança Portugal, CDU e Partido da Terra, revela a Direcção-Geral da Administração Interna (DGAI).
"Depois de haver uma censura que os portugueses expressaram ontem [domingo] através de uma votação, o PCP ir apresentar uma moção de censura (...) é um claro frete ao Governo"...
O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, considerou esta segunda-feira em Sintra que o resultado das eleições para o Parlamento Europeu é uma "mensagem clara" dos eleitores, que "estão a ficar impacientes" e que pedem mais crescimento e emprego.
O Tribunal Constitucional (TC) anulou a votação para a Câmara de Vila Franca do Campo nas autárquicas de 29 de Setembro e determinou a repetição do ato eleitoral, segundo um acórdão a que a Lusa teve acesso esta quarta-feira.
O presidente da Câmara de Lisboa, o socialista António Costa, disse na quarta-feira que PS ainda tem muito caminho a percorrer para ser alternativa ao Governo, nomeadamente na conquista dos votos brancos e nulos.