
Para inundações ou sismos: saiba o que deve conter o seu kit de emergência
Kit de emergência deve ser pensado para as primeiras 72 horas e todos os membros da família devem ter o seu. A proteção civil de Lisboa explica o não pode faltar.
Kit de emergência deve ser pensado para as primeiras 72 horas e todos os membros da família devem ter o seu. A proteção civil de Lisboa explica o não pode faltar.
A tempestade que recebeu o nome de Jude continua com potencial para evoluir a ciclone tropical nas próximas horas. Há registo de danos materiais, com falhas na eletricidade e rede de telemóvel.
Enquanto o mundo aguardava o embate de mais uma dantesca tempestade, senti-me impelida a revisitar o conjunto extraordinário de catástrofes naturais que se abateram sobre as mais diversas regiões do globo nos últimos meses.
"Prevê-se a ocorrência de períodos de chuva persistente a partir de dia 24 nas regiões Norte e Centro", precisou o IPMA, em comunicado.
Uns foram arrastados por enchentes, enquanto outros desapareceram após deslizamentos de terras.
As chuvas torrenciais que atingiram o sul da China têm deixado várias cidades inundadas e provocado deslizamento de terras. Em Pingjiang, na província de Hunan, mais de 340 mil pessoas foram retiradas de casa.
Pelo menos 670 pessoas terão morrido no gigantesco deslizamento de terras que atingiu na sexta-feira de madrugada a remota região de Enga, na Papua-Nova Guiné, segundo uma nova estimativa avançada pelas autoridades locais, que mais do que duplica o balanço inicial.
Terramoto abalou a vila de Uchturpan, ou Wushi em mandarim, na prefeitura de Aksu, pouco depois das 2h00 horas locais, informou o Centro de Redes de Terramotos da China.
Os trabalhadores ficaram presos no dia 12 de novembro após um deslizamento de terras. As operações de salvamento sucederam-se ao longo de 400 horas, e venceram múltiplos obstáculos.
Túnel desabou no passado domingo, 12 de novembro. No seu interior encontram-se 40 trabalhadores.
Amnistia Internacional alertou para a tendência crescente de gravidade e frequência de eventos extremos, como cheias e incêndios, devido ao intensificar das alterações climáticas.
Fenómeno terá sido provocado por chuvas torrenciais e pelo degelo de dois glaciares na cordilheira do Cáucaso e está já a ser considerado "a maior catástrofe natural conhecida na zona ocidental da Geórgia".
Dois membros dos serviços secretos de Itália e um reformado israelita morreram no mesmo desastre. Outra vítima mortal foi uma mulher russa.
Criança foi resgatada, esta quarta-feira, após a passagem de um ciclone que provocou chuvas torrenciais no país.
Vítimas ficaram presas a 900 metros de profundidade na sequência de um deslizamento de terras.
A chuva intensa e persistente que caiu de madrugada causou hoje centenas de ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas nos distritos de Lisboa, Setúbal e Portalegre, onde há registo de vários desalojados.