
Brasil investiga morte de chefe indígena que denunciou desflorestação
Tymbektodem Arara foi encontrado morto 16 dias depois de denunciar situação.
Tymbektodem Arara foi encontrado morto 16 dias depois de denunciar situação.
O envio de produtos como cacau, café, soja, óleo de palma, madeira, carne de vaca e chocolate fica assim em causa.
"O livro do clima" junta textos de mais de uma centena de cientistas e especialistas de referência e aborda temas como a economia global, a extinção de espécies, as pandemias, a subida do nível do mar, a desflorestação e a escassez de água.
Lula da Silva admitiu que o Brasil precisa de ajuda externa para conseguir lidar com o problema da desflorestação, marcando uma posição oposta à de Bolsonaro.
Parlamento Europeu vai deliberar este mês sobre legislação para proteger consumidores. Em sondagem, escassez de água surge como problema ambiental que mais preocupa os portugueses.
Desde janeiro que a Amazónia perdeu o equivalente a cinco vezes o território da cidade de Nova Iorque. Ambientalistas esperam mudanças, mas só com Lula no poder.
Facebook afirma ter removido perfis falsos ligados a militares brasileiros que promoviam desinformação sobre questões ambientais, como a desflorestação da Amazónia.
Uma declaração conjunta será adotada por mais de cem países onde se situam 85% das florestas mundiais, entre as quais a floresta boreal do Canadá, a floresta amazónica ou ainda a floresta tropical da bacia do Congo.
O aviso é lançado por um estudo que comprova que a desflorestação e monoculturas promovem o surgimento de vírus transmissíveis entre animais e humanos.
A desflorestação da Amazónia no Brasil cresceu 50,6% em outubro face ao mesmo mês de 2019, atingindo uma perda de 836,23 quilómetros quadrados de cobertura vegetal.
A Amazónia brasileira registou 29.307 incêndios em agosto último, face aos 30.900 no mesmo mês de 2019.
O registo indicou uma subida de 34% face à desflorestação ocorrida no mesmo período no ano passado e 49% acima da média histórica.
A desflorestação na Amazónia em abril foi mesmo a maior em 10 anos.
O aumento da desflorestação na Amazónia coincide com o período de adoção de medidas de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus.
O decreto permite que os militares realizem "ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais, direcionadas à desflorestação ilegal e ao combate a incêndios", sem mencionar as atividades ilegais de mineração que também ocorrem na região.
O governo brasileiro viu-se obrigado a enviar tropas rumo a uma das reservas, a Apyterewa, para remover os invasores.