
Juros dos depósitos a prazo caem em abril pelo 16.º mês consecutivo
Esta é a remuneração mais baixa dos depósitos a prazo pelos bancos portugueses desde maio de 2023, depois de em dezembro do mesmo ano ter atingido um máximo de 12 anos.
Esta é a remuneração mais baixa dos depósitos a prazo pelos bancos portugueses desde maio de 2023, depois de em dezembro do mesmo ano ter atingido um máximo de 12 anos.
A nova série de Certificados de Aforro paga menos 30% do que a antiga e se a Euribor vier a cair o fosso entre as duas séries será ainda maior. Mas, para poupança além do curto prazo, continua a ser melhor do que os depósitos a prazo nos bancos.
A remuneração dos depósitos a prazo subiu para 1,03%, algo que não se verificava desde março de 2015. O montante, que tinha subido em março, voltou a descer.
Governador do Banco de Portugal ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças sobre a atuação da banca na comercialização ou pedidos de renegociação de crédito à habitação e desajustamento dos juros nos depósitos a prazo.
O banco violou o dever de informação a que estava obrigado por via do código de Valores Mobiliários, escreve esta sexta-feira o Jornal Económico. O BCP vendeu obrigações da Portugal Telecom como se se tratassem de depósitos a prazo e foi condenado a devolver com juros.
A fintech pretende passar a disponibilizar o acesso a depósitos a prazo junto de bancos nacionais, mas com taxas mais atrativas, ainda este ano.
Objetivo: economizar para fazer a viagem das nossas vidas. Fomos ao mercado procurar soluções. A maior parte dos bancos sugeriu-nos contas de poupança com rendimento próximo de zero e ainda nos apresentou uma pesada fatura de comissões. Resultado? Perdas entre os 73 e os 130 euros.
A taxa de remuneração dos depósitos comercializados em Portugal caiu em todos os prazos face a 2016.
A reforma continua a não ser apontado como o principal objectivo de poupança pelos portugueses. Ainda assim, há mais pessoas a poupar.
Se quer multiplicar a poupança das crianças, tem de investir como gente grande nos produtos que oferecem maior rentabilidade.
Os certificados do tesouro continuam a atrair poupança. Captaram mais de 100 milhões de euros pelo quarto mês consecutivo.
Os certificados de poupança do Estado captaram 89 milhões de euros, em Fevereiro, com as subscrições dos certificados do tesouro a compensarem as saídas nos certificados de aforro.
Rui Leão Martinho destaca que os investidores têm de assumir aplicações com algum risco e é necessário que a população volte a aprender a poupar, sobretudo para a reforma.
Aplicar as poupanças em certificados e obrigações do Estado já foi bem mais interessante. Nos últimos meses, três produtos sofreram alterações e as taxas foram reduzidas. Todos rendem menos de 1%. Não recomendamos a sua compra.
Os depósitos a prazo continuam a recolher o grosso das poupanças das famílias. Absorveram 142,7 mil milhões de euros, cerca de metade do valor economizado pelos portugueses. Seguem-se a gestão de carteiras e os seguros.
Analisámos 13 fundos, mas a perspetiva geral não é positiva. Se quiser investir, não vá por aqui