
Garantia pública no crédito à habitação de jovens chegou a 10 mil contratos
Ao todo, os particulares contrataram 2.100 milhões de euros em crédito à habitação ao abrigo da garantia entre janeiro e junho.
Ao todo, os particulares contrataram 2.100 milhões de euros em crédito à habitação ao abrigo da garantia entre janeiro e junho.
A coordenadora do BE considerou que essa dedução deve ser "uma medida prioritária", tendo em conta "o peso que as prestações têm nos rendimentos das famílias" atualmente.
Segundo a Caixa Geral de Depósitos, os 800 pedidos correspondem a cerca de 141 milhões de crédito solicitado.
Aviso é relativo à garantia pública para crédito à habitação da primeira casa de jovens entre os 18 e os 35 anos. Porém, ainda não está operacional.
Quase metade dos crédito foram concedidos a jovens até 35 anos, segundo dados do Banco de Portugal.
Para este aumento da procura de empréstimos contribuiu, de forma ligeira, o regime regulamentar e fiscal do mercado da habitação "e, em menor grau, a confiança dos consumidores".
"Estimo que cerca de dois terços das famílias em Portugal têm habitação da qual são proprietárias devido ao crédito bancário", lembra o presidente da Associação Portuguesa de Bancos.
A comissária indigitada para a pasta dos Serviços Financeiros diz não ter interesses financeiros a declarar, apenas uma casa e um crédito à habitação.
Onze bancos foram condenados a coimas de 225 milhões de euros em 2019 e recursos interpostos não funcionaram. A prática dos bancos lesou os direitos dos consumidores "num setor crítico no país", indica a sentença.
A garantia pública para crédito à habitação ainda não está em prática pois falta a regulamentação, o que deverá tardar mais algumas semanas.
No documento, o Governo PSD/CDS-PP liderado por Luís Montenegro diz que há "demasiados jovens que não veem Portugal como parte do seu futuro" e que é preciso uma política integrada, incluindo promovendo o acesso à habitação.
Mariana Mortágua, apresentou o programa eleitoral com que o partido vai às eleições legislativas antecipadas de 10 de março, um "programa de Governo para garantir uma vida boa a toda a gente que vive em Portugal" e que pretende "fazer o que nunca foi feito".
O líder do Chega falou no encerramento da VI Convenção do partido, em Viana do Castelo. Prometeu recuperar o tempo de serviço dos professores, as PPP na Saúde, o regresso do SEF e pôr a banca a ajudar no crédito à habitação.
Os dados foram revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, que assinala que a taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação é a mais elevada desde março de 2009.
…Tenha cautela, porque as descidas das taxas de juro são apenas ligeiras e os preços dos imóveis vão continuar em alta. Dois economistas explicam à SÁBADO os prós e contras para quem está decidido a avançar no crédito à habitação e os mecanismos de apoio para os mais aflitos com as prestações ao banco.
Regime que permite fixar a prestação do crédito à habitação por dois anos entra em vigor esta quinta-feira. João Pedro Oliveira e Costa, do BPI, defende que deve aderir "quem tem dificuldades e não os restantes" pois "vão pagar este alívio agora mais à frente" e capitalizando os juros.