
UE discute hoje medidas de emergência face a escalada de preços na energia
Portugal estará representado pelo ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro. Governo espera decisões para definir apoios às empresas.
Portugal estará representado pelo ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro. Governo espera decisões para definir apoios às empresas.
Para a Comissão Europeia, estebalecer um limite permitiria contornar os "preços extremamente elevados do gás natural, [que] permitiram à Rússia manter as receitas apesar dos cortes deliberados nos volumes". Opção vai ser dicsutida na sexta-feira, no Conselho Extraordinário da Energia.
Duarte Cordeiro salientou que "há uma redução da meta para os países que têm fracas interconexões e para os países que estão preparados para exportar gás para outros Estados-membros", caso de Portugal.
O secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, realçou que "a NATO não faz parte do conflito, a NATO é uma aliança de defesa", que "não procura o conflito bélico com a Rússia", mas advertiu também para a intransigência da organização na defesa de todos os seus membros.
Para segunda-feira foi já agendada uma reunião de ministros da Defesa, "para coordenar como converter esta assistência em material, e como transportar o material para a linha da frente, para as forças armadas ucranianas que lutam contra a invasão russa", acrescentou.
Zelensky lamentou que o mundo continue a ser um espectador passivo do que se passa na Ucrânia. "Nós defendemos o nosso Estado sozinhos. As forças mais poderosas do mundo estão a observar de longe", afirmou.
Esperámos. Entrámos e até bebemos café. Só vimos dois dirigentes, nenhum deputado. Rodrigues dos Santos? Está em teletrabalho.
O ministro da Administração Interna revelou ainda que o pacto recai essencialmente sobre as presidências rotativas da Alemanha e de Portugal.
Desde o passado domingo que a Bielorrússia é palco de uma onda de protestos contra a reeleição do Presidente, Alexander Lukashenko, que muitos, incluindo a UE, consideram fraudulenta.
Conselho extraordinário foi convocado devido ao agravamento da repressão pelo regime de Alexander Lukashenko das muitas manifestações que se seguiram às eleições presidenciais.
Até ao momento, já foram registados 26 casos na União Europeia, a maioria dos quais importados da China.
As manifestações espontâneas de jovens iraquianos exigindo empregos e o fim da corrupção endémica no país degeneraram em confrontos, tendo a Amnistia Internacional denunciado o recurso a munições reais por parte das autoridades.
Espanha ameaçou bloquear o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia que será discutido este domingo num conselho extraordinário dos 27.
Abaaoud festejou atentados bebendo cerveja e fumando canábis. Notícia em atualização permanente.
Hungria já declarou estado de crise no país e pode enviar exército para a fronteira
Estruturas permitirão registar as pessoas. Podem ser montadas fora da Europa a longo-prazo