
Bruxelas recomenda entrada da Croácia na zona euro a 1 de janeiro de 2023
O Conselho tomará agora as decisões finais sobre a adoção do euro pela Croácia na primeira quinzena de julho, após discussões no Eurogrupo e no Conselho Europeu.
O Conselho tomará agora as decisões finais sobre a adoção do euro pela Croácia na primeira quinzena de julho, após discussões no Eurogrupo e no Conselho Europeu.
No caso dos 16 países com PRR já aprovados, a estimativa de Valdis Dombrovskis é que, "dentro de dias ou semanas", a Comissão Europeia consiga avançar com o pré-financiamento de 13%, segundo declarou o responsável em conferência de imprensa no final de um Ecofin extraordinário por videoconferência.
Uma vez aprovado este primeiro pacote de planos nacionais de investimentos e reformas, resta a Comissão Europeia celebrar com os 12 Estados-membros os acordos de financiamento.
Chegou "o momento de os Estados-membros [da União Europeia] canalizarem toda a atenção" para a apresentação dos seus planos nacionais de recuperação e resiliência, defende ministro.
As "recomendações específicas por país" foram elaboradas pelo executivo comunitário depois de uma análise aos Programas de Estabilidade e Programas Nacionais de Reformas apresentados pelos Estados-membros.
Os ministros das Finanças sublinham, no entanto, que todas as ações devem ser "pontuais, temporárias e especificamente orientadas", apontando que permanecerão "totalmente comprometidos com o respeito do Pacto de Estabilidade e Crescimento".
Países continuam a não chegar a acordo sobre o imposto que pode render milhões aos cofres do Estado.
A Comissão Europeia recomendou o encerramento do PDE a França. Espanha fica o único país que mantém pacto de estabilidade e crescimento.
Dezassete nações foram consideradas jurisdições não cooperantes por Bruxelas.
Decisão desta quarta-feira da 'Comissão Juncker' ocorre cerca de dois meses depois de Bruxelas ter recomendado a saída de Portugal.
Após "esforços substanciais" feitos pelo país "nos anos recentes" para consolidar as finanças públicas.
Valdis Dombrovskis considerou esta terça-feira que a Europa está a fazer um bom trabalho.
Ministro espera que o país saia do "lixo" e antecipa pagamento de mil milhões ao FMI.
O Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) formalizou hoje, no Luxemburgo, o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) aplicado a Portugal desde 2009
Esta sexta-feira teremos uma possível decisão da Fitch sobre a notação soberana de Portugal e da DBRS sobre o Reino Unido. Em destaque estará também o Ecofin, marcado pela saída do nosso país do Procedimento por Défices Excessivos.
Para o ministro das Finanças, "Portugal está a viver um momento muito positivo"