
Morreu economista Teodora Cardoso
Primeira presidente do Conselho de Finanças Públicas tinha aos 81 anos.
Primeira presidente do Conselho de Finanças Públicas tinha aos 81 anos.
O vírus da solidariedade atacou a responsável pelo Conselho de Finanças Públicas: para a dra. Nazaré da Costa Cabral, “financiar a pandemia” podia passar pela criação de um imposto extraordinário. A conta, como sempre, seria para a mesa do costume
Segundo o Conselho de Finanças Públicas, o SNS falhou sempre os objetivos de saldo definidos nos orçamentos iniciais.
Teodora Cardoso alerta para a falta de capacidade do Estado em garantir verbas para as pensões.
A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, avisou hoje que o financiamento da Segurança Social apresenta "riscos sérios" e o Estado não pode criar a ilusão de que pode resolver o problema sozinho.
Governo estima um crescimento do PIB de 2,2% no próximo ano, uma taxa de desemprego de 6,3% e uma redução da dívida pública para 118,5% do PIB.
Conselho de Finanças Públicas centrou a análise de identificação de riscos em cinco áreas: o desempenho macroeconómico, a receita e a despesa públicas, as responsabilidades contingentes e a dívida pública.
A presidente do Conselho de Finanças Públicas critica os partidos por se limitarem a olhar para a descida de uma rubrica como restrição, reivindicando mais informação para poder avaliar a eficiência nos gastos do Estado.
A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP) considera que o Programa de Estabilidade está a seguir a "orientação correcta", destacando o esforço para haver saldos positivos.
Instituição liderada por Teodora Cardoso avança que Portugal terá um saldo orçamental positivo já em 2020.
Portugal terá um saldo orçamental positivo já em 2020.
Entidade liderada por Teodora Cardoso justifica que o "fecho do ano melhor do que o estimado" se deve a um desempenho da receita fiscal e contributiva.
Conselho de Finanças Públicas diz que Executivo apresentou uma proposta orçamental que está "sobretudo empenhada em tirar partido da conjuntura favorável".
O ministro das Finanças considera que a posição do Conselho de Finanças Públicas, que sustenta que a proposta orçamento do Governo se limita a cumprir os mínimos estabelecidos por Bruxelas, "já é um avanço". Mário Centeno não confirma nem desmente candidatura à presidência do Eurogrupo, mas reconhece "conversas" para reformar a Zona Euro.
O Governo espera medidas one-off no valor de 492,1 milhões de euros que penalizam o défice do próximo ano. O Conselho de Finanças Públicas chumba a avaliação feita pelas Finanças sobre medidas extraordinárias.
O ISEG reviu novamente em alta o crescimento da economia nacional para este ano. Instituição estima que o PIB avance entre 2,6% e 3% em 2017. O Conselho de Finanças Públicas antecipou ontem que a economia acelere 2,7% em 2017.