
Ferro Rodrigues tranca lista dos devedores da banca
Reunião da Mesa da Assembleia da República ainda não foi agendada.
Reunião da Mesa da Assembleia da República ainda não foi agendada.
António Ramalho é esta quinta-feira ouvido pelos deputados da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. Presidente do Fundo de Resolução, Luís Augusto Máximo dos Santos, foi ouvido na quarta-feira.
A associação que representa as financeiras especializadas em crédito ao consumo foi ouvida, esta quarta-feira, na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.
O ministro das Finanças Mário Centeno apresenta às 15h00 a proposta de OE2019 aos deputados da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.
Tal como na audição da CMVM do ano passado, as cativações voltaram a ser um dos principais temas no encontro que decorreu esta quinta-feira.
A intersindical e a comissão de negociação dos trabalhadores anunciam encontros com a comissão parlamentar de Orçamento e Finanças e com a Presidência da República. O objectivo é combater para manter a operação.
"Não foi solicitada a entrega da auditoria ao Governo", diz Ricardo Mourinho Félix em relação ao exercício a cargo da EY sobre os actos de gestão no banco público.
O Governo assinou com Bruxelas a possibilidade de uma rede de segurança adicional em torno do Novo Banco, além dos 3,89 mil milhões de euros do mecanismo de capitalização contingente e dos 4,9 mil milhões injectados em 2014. Centeno justifica com a salvaguarda da estabilidade do sistema e da instituição.
Economista foi nomeado pela presidente da COFMA, Teresa Leal Coelho, tendo sido secretário de Estado no primeiro Governo de António Guterres.
A proposta pretende obrigar os bancos a repercutirem integralmente a Euribor negativa no crédito à habitação.
O pedido dos partidos para acederem a lista dos maiores devedores do banco público e dos bancos intervencionados pelo Estado vai obrigar a um "grande tricô jurídico".
O governador admite estar em contacto com o INE para obter estatísticas sobre a evolução do imobiliário em Portugal. Separa pico imobiliário graças ao crédito, que controla, e sem essa indução, que pode trazer problemas. Mas admite que é tema em que faz sentido um maior diálogo com o Governo e legislador.
O Banco de Portugal é favorável ao reforço do órgão de coordenação entre os supervisores financeiros e à institucionalização de uma ligação entre a supervisão e o Governo. Mas avisa que a retirada de poderes pretendida pelo Executivo não pode contrariar o enquadramento europeu.
"A política de provisionamento mantém-se a mesma desde que assumi estas funções", garantiu Carlos Costa aos deputados. O Banco de Portugal deu dividendos de 525 milhões ao Estado, o maior valor de sempre, ajudados pelo impacto das provisões.
Os progressos feitos pelo Novo Banco no reporte e controlo de crédito podem ter demorado algum tempo, mas foram testemunhados pelo Banco de Portugal, garantiu Carlos Costa.
Não há vendas de activos do Novo Banco cobertos pelo mecanismo de capital contingente do Novo Banco que não sejam decididas pelo Fundo de Resolução, assegura o governador do Banco de Portugal.