
Governo garante que lista de colocação de professores vai ser divulgada "esta semana"
"Nós pedimos aos diretores que façam um esforço para que as aulas comecem, efetivamente, dia 12 de setembro", afirmou Fernando Alexandre.
"Nós pedimos aos diretores que façam um esforço para que as aulas comecem, efetivamente, dia 12 de setembro", afirmou Fernando Alexandre.
A quase monopolização das notícias sobre Educação pela legítima reivindicação da reposição do tempo de serviço e pelo problema da falta de professores impediram que se desse atenção ao triplo virar de página que hoje pretendo evidenciar.
Os sindicatos e o Ministério da Educação retomam hoje as negociações sobre um novo regime de recrutamento e colocação de professores.
Secretário-geral da Federação Nacional da Educação, João Dias da Silva, afirma que são os concursos de colocação de professores que apresentam maiores dificuldades de negociação.
Os primeiros pareceres sobre um novo modelo de concurso e colocação de professores assim como "propostas para a abertura de outros processos negociais há muito reclamados" vão ser hoje enviados para o ministério, acrescenta a federação.
Listas de colocação de professores nas escolas são divulgadas esta sexta-feira. Grupo de recrutamento com mais horários por resolver é o de informática.
A "redução significativa da colocação de professores", seja em regime de afetação, seja de contratação, é umas das "grandes preocupações" dos sociais-democratas.
A situação acarreta dificuldades na colocação de professores e educadores de infância: cerca de 80 educadores não têm lugar, além de professores que "não possuem horário".
A secretária de Estado adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, aponta ainda os pedidos de mobilidade por doença pelos professores como motivo para a colocação.
A convicção é da secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, que assegura que "está tudo dentro dos calendários normais".
Listas foram publicadas no portal da Direção-Geral da Administração Escolar.
Em causa a atribuição de vagas a professores em locais muito distantes das suas residências.
Em causa estão problemas com colocação de professores.
No dia em que este editorial está a ser escrito, 30 de Agosto, nenhuma lista [de colocação de professores] foi ainda divulgada (...). Claro que um só ministro não consegue mudar todo o sistema, mas convinha começar a pôr as coisas nos eixos e a pontualidade é um bom início de conversa
O Ministério da Educação divulgou as listas de colocação de professores nas escolas . Este ano 7.306 docentes contratados conseguiram um lugar nas escolas, mais 500 do que no ano anterior,
O Ministério da Educação tinha prometido antecipar a validação de turmas e a colocação dos professores contratados, mas a um dia do final do prazo, os resultados do concurso anual de colocação de professores contratados ainda não foi publicados