
Covid-19: Portugal inicia hoje segunda fase do plano de desconfinamento
A partir de hoje, e durante a próxima quinzena, a proibição da circulação entre concelhos no continente português deixa de estar em vigor, entre outras medidas.
A partir de hoje, e durante a próxima quinzena, a proibição da circulação entre concelhos no continente português deixa de estar em vigor, entre outras medidas.
O executivo decidiu ainda que não vai conceder tolerância de ponto na quinta-feira, como aconteceu noutros anos. Recolher obrigatório decretado a partir das 15h.
O Governo decidiu hoje manter até 5 de abril as mesmas regras de confinamento atualmente em vigor. A proibição de circulação entre concelhos fica proibida durante todo o dia na segunda-feira a seguir à Páscoa. Novas regras serão anunciadas a 1 de abril e dependerão das condições da pandemia.
Circulação entre concelhos está proibida a partir das 00h00 desta sexta-feira e PSP garante que a fiscalização vai decorrer em todo o país, com os efetivos da força de segurança "mais presentes na via pública"
O fim de semana de Páscoa é só daqui a uma semana e meia, mas as restrições começam já esta sexta-feira. A partir da meia-noite e até 5 de abril, é proibida a circulação entre concelhos, mas as fronteiras estão abertas - exceto para Espanha. Celebrações religiosas estão limitadas, mas supermercados vão estar abertos até às 19h durante o fim de semana pascal.
Existe um conjunto de exceções à proibição de circulação entre concelhos, inclusive deslocações para desempenho de funções profissionais (conforme atestado por declaração emitida pela entidade empregadora ou equiparada), por motivos de saúde e para cumprimento de responsabilidades parentais.
A proibição da circulação entre os 278 municípios do continente durante o fim de semana tem sido aplicada desde o Ano Novo e manter-se-á no fim de semana de 20 e 21 de março e no período da Páscoa, entre 26 de março e 05 de abril.
A proibição de circulação entre concelhos aplica-se a todos os municípios do continente, independentemente do nível de risco de transmissão do novo coronavírus SARS-CoV-2.
A proibição da circulação entre os 278 municípios do continente durante o fim de semana tem sido aplicada, sucessivamente, desde o período do Ano Novo, mas registou um alargamento do horário de aplicabilidade a partir de 15 de janeiro, com o novo confinamento geral.
"Não estamos em condições de aliviar de forma nenhuma qualquer medida restritiva que exista", afirmou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa realizada no final do Conselho de Ministros.
As proibições de permanência em jardins, da circulação entre concelhos durante o fim-de-semana e o reforço da obrigatoriedade do teletrabalho.
Após as restrições mais apertadas decretadas para o período da passagem de ano, esta segunda-feira voltam as medidas "normais" do estado de emergência em vigor até às 23:59 de 7 de janeiro. Veja o que pode fazer consoante o risco do seu concelho.
Governo aliviou medidas no Natal mas vai apertar o cinto no Ano Novo para impedir o crescimento de casos de covid-19.
A circulação entre concelhos no território continental está proibida entre as 23h00 desta sexta-feira e as 23h59 de terça-feira. Existem 10 exceções às medidas previstas no estado de emergência.
A partir das 23h desta sexta-feira e até às 5h de 2 de dezembro está proibida a circulação entre concelhos. Para os 127 concelhos classificados de risco muito elevado ou extremo devido à pandemia, os residentes estão sujeitos a um recolher obrigatório entre as 13h e as 5h no sábado, domingo e no feriado de 1 de dezembro.
Médicos estão preocupados com a fadiga pandémica. Pedem ainda a realização de mais testes ao novo coronavírus.