
Bicicletas Gira gratuitas para todos os residentes de Lisboa com Navegante
Alargamento surge dez dias depois de a medida ter sido implementada para jovens e seniores portadores do passe Navegante.
Alargamento surge dez dias depois de a medida ter sido implementada para jovens e seniores portadores do passe Navegante.
Presidente da câmara de Lisboa Carlos Moedas adianta que objetivo é avançar nas medidas para a descarbonização da cidade.
As 1.500 bicicletas deverão começar a chegar no último trimestre do ano e servirão para equipar as novas estações e reforçar as que já existem.
"O espaço público em Lisboa, mais de 60% está afeto ao automóvel, portanto há aqui uma recuperação que temos de fazer para o peão, para o ciclista", comentou Luís Natal Marques.
O objetivo é criar "passes mensais específicos com disponibilidade de horas para uso destes equipamentos dirigido a residentes no concelho de Lisboa", indica CML.
A rede de bicicletas Gira tem sido alvo de sucessivos atrasos, o que tem motivado críticas de autarcas e utilizadores.
EMEL esclareceu que as tentativas de furto de bicicletas provocaram danos nos equipamentos, estando ainda por localizar 13 das 189 bicicletas roubadas.
O vereador da Mobilidade na Câmara de Lisboa afirmou a EMEL estima que a rede de bicicletas Gira tenha, no prazo de um mês, mais veículos disponíveis do que alguma vez teve.
O sistema de bicicletas públicas partilhadas Gira da capital contava em abril "apenas com 92 estações das 140 previstas".
De acordo com a EMEL, há atualmente mais de 19 mil "passes anuais ativos, três mil passes mensais e 8.800 passes diários vendidos".
EMEL avança que há mais de 19 mil "passes anuais ativos".
EMEL admite constrangimentos na rede de bicicletas partilhadas Gira, em Lisboa, mas estima que a implementação da primeira fase esteja concluída até final de Março de 2019.
Aconteceram 136 incidentes no primeiro ano de funcionamento, detalhou a EMEL. A Gira entrou em funcionamento em Setembro de 2017.
Presidente da Câmara de Lisboa revelou que um dos problemas prende-se com "a dificuldade de o fornecedor assegurar o número de bicicletas que está contratualmente obrigado".
O serviço de bicicletas partilhadas, apresentado como "uma alternativa de transporte público", obriga ao pagamento de uma caução no passe diário (10 euros).