
Luanda Leaks: Isabel dos Santos constituída arguida em Angola
A empresária angolana foi constituída arguida por má gestão e desvio de fundos durante o período em que esteve à frente da petrolífera estatal Sonangol.
A empresária angolana foi constituída arguida por má gestão e desvio de fundos durante o período em que esteve à frente da petrolífera estatal Sonangol.
Empresária angolana tem uma fortuna avaliada em mais de dois mil milhões de euros, que inclui várias casas, um iate e o diamante mais caro do mundo.
Itália dominou a evolução dos mercados europeus, seja na bolsa seja na dívida. A solução política italiana está a assustar os investidores. Já o euro está há cinco semanas a perder terreno para o dólar.
A bolsa nacional terminou a última sessão da semana em queda, a acompanhar a tendência do resto da Europa. O BCP foi a cotada que mais se destacou, ao perder mais de 4%, arrastado pelo sentimento negativo que está a assolar a banca europeia, com especial incidência sobre os bancos italianos.
Os resultados eleitorais em Itália deixaram os investidores apreensivos, à espera do que poderá acontecer. A banca italiana é das que mais se ressente e está a arrastar os títulos do sector na Europa. O BCP é dos que mais cai.
O Mecanismo Único de Supervisão responde pela primeira vez aos críticos da sua actuação no resgate dos dois bancos italianos, Veneto Banca e Banca Popolare di Vicenza. Admite que é necessário equilíbrio no timing da intervenção.
Comissão Europeia facilita a liquidação do Banca Popolare di Vicenza (BPVI) e o Veneto Banca.
O Banca Popolare di Vincenza e o Veneto Banca estão à beira da falência
Mecanismo Único de Resolução europeu determinou que se liquidasse estes dois bancos.
Medida foi aprovada este domingo em conselho de ministros. Os bancos Banca Popolare di Vicenza e Veneto Banca vão ser comprados ao preço simbólico de um euro pelo grupo Intesa Sanpaolo.
O Governo italiano quer que o sistema bancário contribua com 1,2 mil milhões de euros para resgatar o Banca Popolare di Vicenza e o Veneto Banca, avança a Reuters.
O BCE identificou necessidades de capital de 6,4 mil milhões de euros em duas instituições financeiras italianas, mas diz que estas estão solventes, pelo que não serão forçadas perdas aos detentores de dívida sénior.
As acções do banco liderado por Nuno Amado atingiram novos mínimos pela segunda sessão, negociando abaixo de 1,04 euros.
As bolsas subiram após a pausa natalícia. Mas as taxas das obrigações da periferia ressentiram-se com a pausa no programa alargado de compra de activos.
A taxa das obrigações portuguesas continua a ser a mais penalizada após as medidas anunciadas por Mario Draghi na quinta-feira. Os bancos italianos regressaram às quedas, mas as bolsas europeias aguentaram o impacto.
O BCE recusou dar mais tempo ao Monte dei Paschi para se recapitalizar, o que aumenta a probabilidade de ter de ser intervencionado pelo Estado. As acções deslizam mais de 14% e arrastam o resto da banca italiana.