PSD e CDS aprovam proposta do Chega para limitar atestados de residência por cada casa
Proposta foi aprovada com os votos contra do PS, PCP, BE, Livre e PAN.
Proposta foi aprovada com os votos contra do PS, PCP, BE, Livre e PAN.
Há pessoas a pedir dinheiro a imigrantes para assinar atestados de residência. Na Amadora há quem ganhe €170 por assinatura. No Lumiar, a autarquia diz estarem a ser ajudados imigrantes do “Bangladesh e Nepal”. Podem estar em causa os crimes de falsas declarações e de auxílio à imigração ilegal.
Ao longo de quatro anos funcionou nesta freguesia lisboeta um esquema de falsificação de moradas e contratos de trabalho que permitiu a legalização de milhares de migrantes. Uma morada chegou a ser apontada em mais de 1.600 atestados de residência de imigrantes.
Junta de Arroios queixa-se de uma imigração desregulada e agravada por “máfias”. Freguesia com cerca de 90 nacionalidades enfrenta desafios diários, onde a vivência de imigrantes sem-abrigo é “muito complicada” e onde eles garantem que querem apenas uma vida melhor.
PJ e SEF detiveram 19 pessoas numa operação contra a imigração ilegal em Lisboa. Autarquias devem alertar autoridades perante pedidos excessivos de documentação.
Junta de Freguesia de Arroios fala em redes de auxílio à imigração ilegal com o objetivo de arranjar documentos que permitam a entrada legal na Europa. Maioria dos pedidos vem de cidadãos provenientes do Bangladesh, Nepal e Índia.
No âmbito da operação "Coroa Branca" foram recolhidas provas de centenas de atestados de residência falsos, todos emitidos por uma Junta de Freguesia de Lisboa.